Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
16/11/2023
NOTÍCIAS
Dia Mundial do Diabetes: Pacientes de São Vicente são contemplados com atividades que conscientizam sobre doença
Na manhã de terça-feira (14), algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF) realizaram atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, data que foca em informar e educar a sociedade sobre os desafios enfrentados por aqueles que vivem com diabetes, além de destacar a importância da prevenção e controle da doença.
 
Os pacientes da ESF Praça Vitória, na Área Insular, foram contemplados com palestras sobre “Prevenção e cuidados com a diabetes”, além da realização do exame dextro (teste que mede a quantidade de glicose presente no sangue) para pacientes diabéticos e orientação para gestantes sobre como prevenir diabetes gestacional, entregas de panfletos sobre alimentação e precauções.
 
Na UBS Pompeba e na UBS/ESF Jardim Guassu também houve palestras de conscientização e a coleta espontânea de glicemia através do glicosímetro (dispositivo portátil utilizado para medir os níveis de glicose no sangue de forma rápida e precisa).
 
Para enfatizar a importância dos cuidados, a UBS Parque das Bandeiras realizou uma capacitação especial sobre o "Pé diabético e podologia". Os palestrantes vão discorrer sobre o papel crucial que os podólogos desempenham, pois a atenção especializada é essencial para evitar complicações graves, como amputações em pacientes diabéticos. 
 
A ESF Esplanada dos Barreiros realizou as ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes nesta quinta-feira (16), com a realização do exame de dextro em todos os pacientes que estiverem em jejum e orientações na sala de espera sobre "Prevenção do diabetes e suas complicações".
 
“Promover ações seguras contra o diabetes é investir na saúde pública, é construir um futuro onde a conscientização, a prevenção e o acesso a tratamentos são fundamentais para uma vida plena e saudável. A equipe médica que atua nas unidades preza por esses momentos de cuidado e conscientização com os pacientes, pois o apoio comunitário no enfrentamento do diabetes é primordial para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por essa doença crônica”, destacou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite