Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
17/11/2023
NOTÍCIAS
Alunos do Projovem visitam prefeito e discutem melhorias para São Vicente
O bate-papo estimula novas ideias, críticas e sugestões de melhorias em nosso dia a dia. Pensando nisso, os alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) da Unidade Escolar Jorge Bierrenbach promoveram uma visita ao Paço Municipal e uma roda de conversa com o prefeito Kayo Amado no Salão Nobre, na noite desta quinta-feira (16).
 
Durante o encontro, os estudantes apresentaram um vídeo produzido por eles sobre as principais demandas do Rio Branco - bairro onde é situada a escola. 
 
Dentre os principais pontos abordados no vídeo e no bate-papo, estava o de descartes irregulares. O chefe do Executivo vicentino respondeu aos questionamentos ressaltando a responsabilidade compartilhada entre poder público e população. "O mapa de desafios de vocês também é o meu mapa de desafios todos os dias. É isso que me faz levantar todos os dias e querer mudar o que não está bom. Vi muitas fotos de locais que estão feios, com sofás e móveis jogados. Aí a pergunta que fica é: 'A gente não recolheu enquanto Prefeitura? Ou recolhemos e alguém descartou de novo?'. Imaginem só a tristeza do pai de família que limpou tudo, passar e perceber que o seu trabalho foi em vão, porque pessoas foram lá e descartaram de novo", pontuou o prefeito, que promoveu uma reflexão sobre a preservação do patrimônio público. "Vocês têm as coisas de vocês, eu tenho as minhas e nós temos as nossas, que é o patrimônio público. Precisamos parar e refletir sobre o uso daquilo que é nosso", completou.
 
Uma das conclusões durante a conversa é de que a educação é o melhor caminho para promover a conscientização. O setor tem sido um dos pontos focais da Administração Municipal, que tem investido arduamente com reformas em escolas, material escolar para toda a rede municipal, notebooks para os professores, uniforme completo para os alunos, entre outros. 
 
A secretária de Educação, Nivea Marsili, ressaltou a importância dos estudos e rodas de conversa como a desta quinta-feira e mandou um recado a todos. "O estudo é essencial para um concurso, para conseguir emprego. A gente acredita no desempenho de vocês. Não deixem ninguém falar que vocês não são capazes, porque vocês são".
 
Com uma performance ímpar e elogiada pelo prefeito, o aluno Anderson Henrique, de 17 anos, agradeceu aos participantes do encontro. O jovem salientou a necessidade do fortalecimento de capacitações profissionais como as do Projovem. "Nosso bairro está bom, mas pode melhorar. Muitos não fazem suas partes, mas é importante que nós, aqui, façamos a nossa. Isso já diferencia muito". 
 
Kayo Amado comentou que, na idade do Anderson, não tinha toda essa coragem. "Muito legal você se posicionar assim, tão jovem. A Área Continental tem recebido um olhar especial no meu mandato. Temos agora um Fundo Social por lá, o Facilita, cursos do Senai, entre outros. E não vamos parar", ressaltou o chefe do Executivo, que concluiu afirmando que está determinado em trazer uma unidade do Senai para São Vicente. "Não vamos desistir disso. Apresentei um projeto e coloquei à disposição o espaço onde hoje é o Centro de Convenções".
 
A professora Dayene Carmo ressaltou que os jovens, além de terem registrado as demandas, tiveram a oportunidade de conhecer algumas das principais entregas que estão contemplando a Cidade. “Saindo às ruas, eles perceberam que estão sendo instalados novos pontos de ônibus com cobertura. Eles ficaram bem felizes”.
 
Ao final do encontro, os alunos presentearam o prefeito e a secretária com um quadro retratando a U.E Jorge Bierrenbach que eles projetam para o futuro. Kayo Amado aproveitou a visita e levou os jovens para conhecerem seu gabinete.
 
Projovem - O programa do Governo Federal atende o público de 15 a 29 anos que, por motivos variados, não concluiu o Ensino Fundamental. Com carga horária de três horas, de segunda a sexta-feira, os estudantes recebem a certificação do Ensino Fundamental em 18 meses, com qualificação profissional e certificação no curso de administração. 
 
O curso foge dos modelos tradicionais da escola regular, com algumas estratégias para garantir a fidelização dos alunos até o final do curso e desenvolver uma perspectiva pessoal de projeto de vida. “Além das disciplinas tradicionais, os alunos têm como diferencial  as disciplinas de Qualificação Profissional e Formação Cidadã”, acrescentou o professor de Qualificação Profissional, Paulo Veloso. As aulas são ministradas por área de conhecimento e com ênfase na consciência crítica e autonomia para o mercado de trabalho. 
 
Toda turma possui um orientador vocacional. A Secretaria de Educação (Seduc) também mantém um trabalho contínuo na busca por parceiros que tenham interesse em ofertar estágios aos jovens e procura firmar parcerias com Instituições para a implementação de cursos livres na grade.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite