Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
17/11/2023
Cerimônia repleta de atrações marca abertura dos Jogos Estudantis de São Vicente

Com representantes de 25 delegações escolares, os Jogos Estudantis de São Vicente (Joesv) foram oficialmente abertos na tarde desta sexta-feira (17), em cerimônia realizada no Ginásio José Ramos Nascimento “Dondinho” (Catiapoã).

O público acompanhou das arquibancadas a apresentação da banda da AMEI Rei Pelé, formada por 27 estudantes de 1º a 4º ano. O projeto musical desenvolvido pelo professor Willian Monteiro levou para a quadra canções relacionadas ao evento, como o Tema da Vitória e a música de abertura do programa dominical, Esporte Espetacular.

Outras atrações ficaram por conta dos grupos de dança da Unidade Educacional CAIC Ayrton Senna da Silva, com apresentação de sucessos da cantora e apresentadora Xuxa Meneghel; e do Colégio Integração, com coreografia baseada nas tradicionais líderes de torcida norte-americanas - as cheerleaders.

Entre os cerca de 150 alunos presentes nas delegações, Beatriz Lopez, 14 anos, da Unidade Educacional Antônio Pacífico, falou da emoção de competir pelo Joesv. “É uma ansiedade grande, porque é a primeira vez que vamos disputar o vôlei de praia. Ações como esta incentivam os alunos a irem para a escola”. Sobre o anúncio da reforma da quadra feita esta semana, a estudante comemorou. “Vai ser muito bom, porque vamos poder treinar mais para buscar melhores resultados”.

O prefeito Kayo Amado ressaltou que “é uma alegria estar na abertura de mais um Joesv, que une a educação de toda a Cidade em torno do esporte”. O prefeito enalteceu a decisão da Secretaria de Educação (Seduc) em incluir modalidades como vôlei de praia e futevôlei. “Não somos uma cidade de praia? Nada mais justo que ter modalidades de praia no Joesv”, acrescentou, reafirmando que o compromisso da Administração Municipal passa também pelas reformas completas de quadras esportivas que vêm sendo realizadas nas escolas.

O secretário de Esportes e Lazer, Wagner Paraguay, registrou o cumprimento a todos os envolvidos no evento. “Parabenizo os atletas e agradeço ao prefeito e à secretária Nivea Marsili por este olhar especial pelo esporte”.

Nivea Marsili destacou que, independentemente dos campeões, a Cidade toda ganha com competições como o Joesv. “É tempo de celebrar, porque quando trabalhamos esporte com educação, aprendemos a respeitar”. Já o vereador Jefferson Cezarolli, salientou a importância dos profissionais da educação, entre professores, coordenadores e diretores envolvidos. “Que seja lindo esse campeonato, já cheio de vencedores”.

Após o estudante Richard Mendes Aguiar ler o juramento esportivo, a vice-prefeita Sandra Conti abriu oficialmente os Jogos. “O Joesv e o Joesvinho chegaram para ficar. É um sucesso de todos”, apontou.

A edição 2023 traz uma série de novidades, a começar pela inclusão de nove modalidades em disputa. Além dos tradicionais esportes de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei masculino e feminino), este ano a competição conta com provas de atletismo, futevôlei (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino e feminino), xadrez (misto), damas (misto), tênis de mesa (misto), badminton (misto), rouba bandeira (misto) e queimada (misto).

JOESV - UE Antonio Pacífico, Duque de Caxias, Lúcio Martins, Carolina Dantas, Laura Filgueiras, Lions Clube, Matteo Bei, Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, José Meirelles, Jacob de Andrade, Vera Lúcia Martins e República de Portugal; EE Margarida Pinho, Antônio Moreira Coelho, Esmeraldo Tarquínio, José Nigro e Pastor Joaquim Lopes Leão; colégios Integração, Luiz Junior, Vilma Vila Nova, Educacional Único e  Nascimento.

JOESVINHO - AMEI Rei Pelé e Visconde de Sabugosa; UE Antônio Pacífico, Manoel Nascimento Jr, Pastor Joaquim, Vera Lúcia Martins, Antônio Fernando dos Reis, Eulina Trindade e Raquel de Castro Ferreira; EE Dep. Antônio Moreira Coelho; Colégio Integração, Vilma Vila Nova, Educacional Único e Luiz Júnior.

Texto - Renato Pirauá
Fotos - Marcel Caldeira