Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
22/11/2023
NOTÍCIAS
Profissionais da saúde passam por qualificação sobre reanimação cardiopulmonar
Com o objetivo de qualificar os profissionais da saúde atuantes na linha de frente do Hospital do Vicentino (HDV), a Secretária de Saúde de São Vicente (Sesau) realizou nesta quarta-feira (22) um treinamento de reanimação cardiopulmonar para enfermeiros e técnicos de enfermagem. 
 
A capacitação foi ministrada por estudantes do último ano do curso de Enfermagem da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), com a supervisão das educadoras e enfermeiras  da instituição Raquel de Abreu Barbosa de Paula e Simone Zunega, em parceira com a enfermeira responsável do serviço de educação permanente Celina Barbosa Rocha, que discursaram inicialmente o que é e os principais conceitos de uma parada cardiopulmonar, incluindo como identificá-las rapidamente. 
 
Em seguida, com o auxílio de bonecos anatômicos, foi apresentada a maneira correta de realizar a manobra de reanimação e os parâmetros a serem seguidos em adultos, crianças, gestantes e lactantes. 
 
“O treinamento de cardiologia é muito importante, pois permite que a equipe esteja preparada para identificar e iniciar a ressuscitação em casos de parada cardiorrespiratória, evitando danos cerebrais. Além disso, a participação em capacitações contribui para o desenvolvimento profissional de cada um”, comentou a estudante de enfermagem e facilitadora Juliana Victoria Silva Ferraz. 
 
Ao decorrer da apresentação foi disponibilizado um momento para que os profissionais de saúde pudessem colocar em prática os procedimentos de identificação e execução aprendidos. 
 
“Sem dúvidas eu me sinto muito mais confiante e preparada porque o treinamento foi ótimo, e por ser meu primeiro emprego consegui relembrar das coisas que aprendi anteriormente, pois até o momento não consegui colocar em prática”, declarou a técnica em enfermagem Anna Cristina dos Santos. 
 
No fim da capacitação foi realizado um bate-papo para sanar as dúvidas dos profissionais e proporcionar um momento maior de interação. 
 
Conheça os sinais de parada cardiorrespiratória 
 
Em adultos: 
 
- Dor torácica;
- Sudorese;
- Tontura;
- Escurecimento visual;
- Perda de consciência;
- Alterações neurológicas;
- Sinais de baixo débito cardíaco.
 
Sinais clínicos são: inconsciência, ausência dos movimentos respiratórios, ausência de pulso em grandes artérias ou ausência de sinais de circulação
 
Pediatria
 
- Asfixia;
- Obstrução das vias aéreas altas ou baixas;
- Intoxicações;
- Quadros infecciosos;
- Febre;
- Distúrbios hidroeletrolíticos,
- Sufocamento.
 
O reconhecimento rápido da parada cardíaca, para o início imediato de compressões torácicas de alta qualidade e a administração de ventilações eficazes são essenciais para melhorar os resultados da parada cardíaca.
 


Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite