Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de março de 2024.
29/11/2023
NOTÍCIAS
Movimento Leia SV acontece 6ª-feira (1º) com envolvimento de escolas e creches municipais

 

Com o tema “Ler: Aprendizagem para Todos”, a 6ª edição do “Movimento Leia São Vicente”  chega ao ponto de culminância nesta sexta-feira (1º) com uma série de ações em todas as unidades educacionais e creches da rede municipal de educação. Na UE Alberto Santos Dumont (Jardim Rio Branco), uma grande homenagem ao Pai da Aviação e patrona da escola. Já a UE Matteo Bei o tema envolve um importante assunto: a importância de manter a vacinação em dia, como forma de prevenção a doenças. O Projeto Hip-Hop na Escola toma conta da UE Carolina Dantas, levando a cultura musical para os alunos.

Promovido desde 2018, a realização da Seduc visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar na realização de atividades alusivas à leitura durante todo o ano escolar, com a culminância em dois momentos - o segundo deles neste 1º de dezembro.


A ação já foi premiada em 2018, na categoria Secretaria de Educação, no PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura. No ano de 2021, recebeu o tema “Ler para Humanizar”, e em 2022, “Ler para Superar”. 


Homenagem ao Pai da Aviação - A Unidade Educacional Alberto Santos Dumont (R. Eduardo Cação, 221 - Jardim Rio Branco) homenageia o patrono da escola nesta sexta-feira (1º), na programação do Movimento Leia São Vicente, que este ano traz como tema “Ler para Todos”.

Os alunos da educação infantil farão uma apresentação na língua brasileira de sinais (libras) da música “Aviãozinho do Sonhador”, muito conhecida entre as crianças. A escola também preparou uma oficina de dobradura com presença dos pais, em especial aviõezinhos de papel, numa homenagem ao Pai da Aviação. 

Outra ação será na sala de curiosidades e vídeo, com fatos interessantes sobre a concretização do sonho do homem em voar. Camisas temáticas também foram confeccionadas.


Carteirinha em dia! -.Na UE Matteo Bei (Rua Carijós, 505 - Parque São Vicente), palestra e rodas de conversa com profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau), a partir das 10h, abordarão a importância de se confiar nas vacinas disponíveis como forma de evitar doenças, mas que apresentam baixos índices de comparecimento aos postos e imunização. Alunos participaram no decorrer da semana de pesquisas e conversas em sala de aula sobre o tema.


Hip- Hop - O projeto piloto Hip-hop nas Escolas retorna à Unidade Educacional Carolina Dantas (Catiapoã) nesta sexta-feira (1º), integrando-se à programação do Movimento Leia São Vicente. Os alunos que participaram da primeira etapa serão os protagonistas da ação final, que apresentará batalha de rimas e grafites desenvolvidos pelos estudantes do 9° ano em atividade prática multidisciplinar.  Os alunos de 7° e 8° anos também aprenderam sobre o Hip-hop durante o projeto piloto, em pleno ano do Cinquentenário do Hip-Hop no Mundo.

 

Confira programação de outras unidades e creches:


UE Cora Coralina - Ações começam às 16h, com exposição de atividades de leitura desenvolvidas pelos alunos.


Creche Vila Nova SV - No período da manhã, acontece o encerramento do projeto de aprendizagem sobre emoções, desenvolvido pela unidade no decorrer do semestre.


Creche Eduardo Furkini -  Atividades serão desenvolvidas em dois horários (9h30 e 13h30), com apresentação de poesias realizadas pelas turmas e apresentação da autora Ludimar Gomes Molina


UE Jonas Rodrigues - Às 7h e 13h, haverá a culminância das ações desenvolvidas ao longo da semana, com apresentação de alunos, bem como momentos de leitura, além do registro para publicação do Vlog no Instagram da escola.


Creche Geralda Ernestina da Silva - Música, teatro de fantoche e muita leitura de histórias serão desenvolvidos a partir das 15h.


Creche Nossa Senhora da Esperança - Destaque para a contação da obra Menina Bonita do Laço de Fita, tendo como cenário uma tv feita de papelão, a partir das 9h.


Creche Julia Maria de Jesus - Ações têm início às 9h, abordando a identidade. Será contada a história “Eu sou assim e posso mostrar”, visando desenvolver a identidade dos alunos e o respeitos sobre seus aspectos físicos e identificação dos nomes.

 

Creche Santa Terezinha - Em dois momentos (10 e 15h) haverá exposição das atividades realizadas; apresentação de teatro pelos alunos da Fase 1 manhã (O Monstro das Cores 10h); dinâmica com os responsáveis nos dois períodos; espaço para os responsáveis participarem de leitura com os seus filhos. 


UE Cidade de Naha - Pela manhã (9h), as professoras apresentam a peça "O Grande Rabanete". À tarde (15h30), um responsável foi convidado para contar uma história na sala do seu filho.


Creche Paula Lourenço de Oliveira - A partir das 14h30, abre-se uma conversa com as famílias sobre a importância da leitura e entrega de um jornal com dicas sobre incentivos à leitura.


Creche Vila Margarida - Teatro e exposição de trabalhos sobre os livros “Menina Bonita do Laço de Fita” e “O Cabelo de Lelê” estão na programação a partir das 10h.


Creche Vovô Vitalino -  As crianças irão brincar com a música "A Linda Rosa Juvenil", a partir das 9h.


Creche Antônio Fernando dos Reis 1 - Ação começa às 16h15. Cada criança personalizou seu livro "A creche encantada" durante a semana, que será entregue às famílias.


Creche Ondina Marques de Mello - A  programação aconteceu nesta quarta-feira (29), nos dois períodos (10h30  e 15h), com leitura e dinâmica dos livros O Sonho de Natal (Fase I) e Receita da Paz! (Maternal 2) e da música Bate o Sino, da Patrulha Canina (Maternal 1). 


UE Carlos Caldeira - Contação de histórias e a confecção da boneca Abayiomi acontecem às 9h e 14h. 


UE Adilza de Oliveira Rosa Sobral - Às 10h e 15h,  a unidade fará o dia de autógrafos dos alunos com os  livros produzidos por eles. Também haverá um piquenique e varal de leitura com os familiares. 

 

UE Mimi Machado - Uma leitura on line com a participação das mães lendo histórias para os alunos será desenvolvido a partir das 14h


Cantinho do Zezinho 2 - A programação se dá às 9 e 11h,  com uma aula de culinária de bolinho de chuva (maternal 1) e oficina de boneca  preta (maternal 2).


UE Mauro Aparecido de Godoy - na parte da manhã, a partir das 9h, os pais serão recebidos e cada sala fará sua apresentação conforme o tema trabalhado, com direito a sessão de autógrafo e café literário. No período da tarde (15h), está confirmada a apresentação de jogral e músicas trabalhadas sobre os temas trabalhados durante o semestre.


UE Nilton Ribeiro - Cada sala apresentará no decorrer do dia  propostas literárias, entre leituras, dramatizações, reprodução de vídeos e confecção de cartazes.


Creche Paulo de Souza - Com início às 15h, o maternal 2 (turmas A e B) dão continuidade ao trabalho desenvolvido com os livros “Menina Bonita de Laço de Fita” e “Cabelo de Lelê”. Os pais irão assistir aos vídeos referentes ao tema trabalhado e, na sequência, participam da oficina para confeccionar a Boneca Abayomi. Já o maternal 1 trabalhará sentimentos e emoções com os livros "Douglas quer um abraço" e "Três Porquinhos". No Berçário, haverá a contação da história " A Lagarta, o Casulo e a Borboleta"


Creche Lar Cinderela - Às 9h30 tem a contação da história "O Pássaro Sem Cor"


UE Cidade de Naha - Às 9h, as professoras fazem um teatro contando a história “O Grande Rabanete”. Às 15h30, cada turma da fase 2 receberá o familiar de cada aluno para fazer a leitura de uma história, previamente selecionada pela professora. 


AMEI Narizinho - O Natal é o tema gerador do Movimento, com atividades a partir das 15h, entre as quais carta do Papai Noel, roda de conversa, leitura de contos de Natal e árvore dos desejos.


UE Gilson Kool Monteiro - Exposições, teatro, oficinas, desfiles e apresentação musical estão na programação de ações da escola, em dois horários: 10 e 15h.


UE Padre José de Anchieta - A unidade dividiu as ações em dois horários, às 10h e 15h, com exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e brincadeiras africanas com participação da comunidade, 


UE Sebastião Ribeiro da Silva - As professores trabalharão o tema igualdade racial no decorrer do dia.


UE Eulina Trindade - Às 8h e 13h, professoras fazem a leitura de diversos livros e atividades relacionadas com as histórias contadas, com releitura, piquenique, brincadeiras, vídeo, música, interpretação, dedoches/fantoches, desenhos, pinturas entre outras ações. Entre os títulos dos livros utilizados, estão “Emoções: Quando eu sinto medo/tristeza/raiva/felicidade”, “A cor bela de Mirella”, “Menina Bonita do Laço de Fita”, “A casa Amarela”, “A Felicidade das Borboletas”, “A gente Fala”, “Diversidade Tem Coroa”, “Viviana, rainha do pijama” e “Somos todos extraordinários”.


Creche Vovô Raimundo - A unidade abre as portas para as famílias às 10h e 12h, para um momento de leitura, contação de histórias com fantoches e premiação dos Alunos Nota 10 de frequência (projeto de Busca Ativa da Unidade Escolar)


Creche Nossa Sra de Fátima - Nas salas de aula, pais e alunos serão recebidos às 8h30 para uma dinâmica de leitura coletiva onde, em uma caixa secreta, estarão fotos de objetos, lugares, pessoas e animais que originarão a criação de uma história. As crianças participam com os pais. As figuras serão coladas em um cartaz onde será repassado a história contada . 


Creche Cantinho do Céu - Às 9h30, teatro de fantoche conta a história “Cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, levando a proposta de alimentação saudável.


Creche El Shaday - Leitura em roda feita pelas atendentes, com reflexão e dinâmica com pais e crianças, será a atividade promovida a partir das 8h30. 


Creche Pequeno Aprendiz - A partir das 9h, uma roda de leitura envolverá as crianças, usando materiais e objetos abstratos. 


Creche Josefa Maria da Silva - A “cabana da leitura” será montada às 9h, incentivando as crianças a desenvolverem o prazer pela leitura de forma lúdica e prazerosa.


UE Vila Ema - Pela manhã, às 8h e 9h haverá o momento de leitura na sala de aula. À tarde, às 15h às 16h, será feita a Leitura Simultânea, com alunos das fases 1 e 2 escolhendo os livros que querem ouvir a história. Alunos do 1º ano participam do piquenique literário, recheado de livros bons e lanchinhos compartilhados. As turmas do 2º ano participam da exposição e leitura do livro do “Sr Alfabeto”.


UE Matteo Bei 2 - No período da manhã (8h30) será feita a contação da história "A Casa Sonolenta" para todos os alunos. No período da tarde (15h), uma contadora de histórias voluntária interpreta o livro "Era uma vez um Caracol". As professoras também irão confeccionar lembrancinhas relacionadas ao tema.


UE Dom Pedro I - Alunos da fase 1 participam da leitura do livro “Os Insetos do meu Jardim“, de Elisabete Jacques Urizzi Garcia e Cintia Mad Arouca, e apresentação no palco para os pais da música, escolhida por cada professora, referente ao personagem da história que cada um escolheu. Turma do maternal 2 terá atividades com base na leitura do livro “A Aranha Aventureira“, de Keith Chapman e Jack Tickle, com a oficina e confecção de um móbile da aranha. 
 

UE Kelma Maria Toffeti Gonçalves - Às 9h e 14h serão feitas rodas de conversa, contação de história, peça  teatral, roda de leitura e confecção da boneca Abayomi

 

 

Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite