Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
30/11/2023
NOTÍCIAS
Profissionais da saúde do Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura realizam capacitação em PCR
Com o objetivo de trazer conhecimento e qualificar enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) realizou nesta terça-feira (28), treinamento de reanimação cardiopulmonar.
 
A capacitação foi ministrada por estudantes do último ano do curso de Enfermagem da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), com a supervisão das educadoras e enfermeiras  da instituição Raquel de Abreu Barbosa de Paula e Simone Zunega, em parceira com a enfermeira responsável do serviço de educação permanente Celina Barbosa Rocha. 
 
O curso foi dividido em teoria e prática. Na teoria foram apresentados os principais conceitos de uma parada cardiopulmonar (incluindo como identificá-las rapidamente), cuidados pós-parada, suporte durante a recuperação e sinais importantes que devem ser levados em conta, no momento de atender uma vítima de parada cardiopulmonar (PCR).
 
Outro tema abordado foram as consequências para o cérebro do paciente em situações como essa, pois, dependendo do tempo que se leva para realizar a reanimação pode trazer severas sequelas.
 
Em seguida, ocorreu a parte prática. Com o auxílio de bonecos anatômicos, foi apresentada a maneira correta de realizar a manobra de reanimação e os parâmetros a serem seguidos em adultos, crianças, gestantes e lactantes. 
 
A técnica em enfermagem, Ivani Santos Borlina comentou que o curso foi essencial para complementar seu conhecimento e ainda, sanar algumas dúvidas: “Eu atuo dentro de uma UTI há três anos. O curso aprimorou o meu conhecimento, pois a gente acaba vendo coisas que não vemos todos os dias. A maior dúvida que eu tinha era na parte infantil, porque não tenho contato com criança, principalmente na questão de aferir a pressão em uma parada cardiopulmonar”.
 
Quem também esteve presente foi a auxiliar de enfermagem, Viviane Marques que enfatizou a importância da qualificação para as normas pós-COVID, que atualizaram durante o último ano. 
 
Conheça os sinais de parada cardiorrespiratória
 
 Em adultos: 
 - Dor torácica;
- Sudorese;
- Tontura;
- Escurecimento visual;
- Perda de consciência;
- Alterações neurológicas;
- Sinais de baixo débito cardíaco.
 
 Sinais clínicos são: inconsciência, ausência dos movimentos respiratórios, ausência de pulso em grandes artérias ou ausência de sinais de circulação
 
 Pediatria
 - Asfixia;
- Obstrução das vias aéreas altas ou baixas;
- Intoxicações;
- Quadros infecciosos;
- Febre;
- Distúrbios hidroeletrolíticos,
- Sufocamento.
 
O reconhecimento rápido da parada cardíaca, para o início imediato de compressões torácicas de alta qualidade e a administração de ventilações eficazes são essenciais para melhorar os resultados da parada cardíaca.



Por Guilherme Gebara

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite