Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
04/12/2023
Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Vicente visitam oficina da equipe de Rubens Barrichello de Stock Car

Nesta segunda-feira (4), foi dada a largada para os estudantes da rede municipal que vivenciaram mais um capítulo inédito para a Educação da Primeira Cidade do Brasil.

Vencedores do concurso de desenho “Trânsito Seguro, a Minha Parte eu Faço!”, como prêmio os 21 alunos com idades entre 9 e 12 anos (4° e 5° anos), conheceram a oficina da 'Full Time Sports', equipe de Rubens Barrichello,

Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, pela qual o piloto disputa a principal categoria automobilística do Brasil, a Stock Car.

O momento foi proporcionado pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Trânsito (Semob), e a Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag).

O ônibus largou de São Vicente com destino a Vinhedo por volta das 7h30, com chegada às 11h. Na bandeirada final, grupo foi recebido nas instalações da equipe por ninguém mais, ninguém menos, que o CEO da 'Full Time Sports', Maurício Ferreira, de 37 anos.

Muito emocionado com a presença e a atenção das crianças, representando a futura geração da Cidade, o empresário fez uma breve introdução a respeito da dinâmica do esporte automobilístico, do trabalho da equipe no dia a dia que envolve a preparação para as corridas da competição.

"Muitas vezes, nas corridas decisões são tomadas em frações de segundos. E na vida vocês vão precisar tomar muitas decisões assim. Lembrem-se, no esporte, assim como na vida, a gente perde mais do que ganha. Faz parte. Precisamos aprender com os erros para vencer, assim como, para tirar 10 precisamos estudar.", ilustrou o CEO com replays de momentos bons e ruins de desempenho da equipe, como exemplo e incentivo de superação.

A história de Maurício, o dono de equipe vitorioso mais jovem da categoria, formado na rede pública de ensino, emocionou e empolgou crianças que se identificaram com sua trajetória, quando ainda tinha 12 anos. "Me identifiquei demais com a ideia, de poder mostrar um pouco desse mundo tão distante deles, mas que qualquer um pode alcançar, como eu também alcancei. Basta terem a oportunidade e correrem atrás. Agradeço pela visita. É a primeira vez que recebemos crianças aqui. E foi uma honra e satisfação enorme estar com elas no dia de hoje".

Após um rápido pit stop para o lanche preparado pelos colaboradores da 'Full Time', os alunos realizaram um tour pelas instalações. Sob instrução do mecânico de Rubinho, conhecido como 'Ferrugem', e demais profissionais da principal competidora em campeonatos do País, vivenciaram uma verdadeira experiência de 'pilotos por um dia', onde tiveram a oportunidade de conheceram, inclusive de entrar nos carros simuladores de corrida, conhecer a sala de troféus e tirar muitas fotos ao lado do stand de capacetes dos pilotos que representaram a equipe.

Em destaque, estavam na parede o macacão autografado de Rubinho, utilizado pelo piloto em sua primeira vitória no GP da Itália, em 2004, e sobre a mesa uma réplica do capacete verde e amarelo de Ayrton Senna da Silva.

Dentre os 2 mil alunos de 4° e 5° anos, de 20 Unidades Educacionais do Município, Luisa de Moraes, de 11 anos, da escola Dr. Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), foi a grande vencedora do concurso de desenho, elaborado pela Seduc, com a proposta de que fosse representado uma iniciativa que influenciasse em um comportamento adequado no trânsito.

A estudante pode ir acompanhada de sua turma ao passeio,  junto aos quatro melhores colocados no ranking do concurso.

De dentro de um dos carros, Luisa expressou toda sua felicidade com tamanha experiência. "Sendo bem sincera, foi muito mais do que eu poderia imaginar. Gostei de tudo. Quero agradecer aos meus pais, meu avô que faleceu mas sempre me incentivava a desenhar também."

A secretária de Educação, Nivea Marsili, destaca a emoção do momento proporcionado a todos que acompanharam de perto, desde crianças até os adultos. O marco da atual gestão no carinho e cuidado com o ensino de qualidade. "As crianças se esforçaram e nós fizemos a nossa parte. O esporte traz o sonho, então vieram para dentro de um espaço onde podem sonhar. Na gestão do prefeito Kayo Amado, nós queremos o melhor para todas as nossas crianças.
Agradecimento muito especial ao Maurício, que tem uma história de vida linda, direto da escola pública. Gratidão eterna."

Para finalizar "no capricho" o dia de fortes emoções. A Equipe 'Full Time Esports' ainda presenteou a todos com bonés da equipe e miniaturas do modelo do carro que Rubens Barrichello correu na edição de 2019 da Stock Car.

Durante o primeiro semestre deste ano, as duas Secretarias estiveram envolvidas na conscientização coletiva dos alunos da Rede Municipal de Educação em relação às boas normas de trânsito. A ação transformou o espaço da Praça 22 de Janeiro (Centro) em um ambiente interativo com circuito de trânsito para o aprendizado lúdico dos estudantes.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 25 de setembro no Auditório do SEST SENAT e consagrou a aluna Luisa de Moraes. O anúncio da vencedora foi dado por um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, Rubens Barrichello, vencedor oito vezes do prêmio Capacete de Ouro, principal premiação da categoria nacional.

Por Maurício Massaro