Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
07/12/2023
VLT em São Vicente é contemplado com estante de livros do projeto 'Giralivro'
Viajando por histórias encantadoras, São Vicente recebe pela primeira vez uma estante de livros na estação do VLT José Monteiro, que fica localizada na Vila Valença, próxima ao Carrefour.

Essa iniciativa incentiva o hábito da leitura e permite o acesso ao conhecimento. Essa iniciativa é uma realização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A.), em parceria com a BR Mobilidade e com a Prefeitura Municipal de São Vicente via Secretaria de Cultura (Secult).

A parceria fomenta o "Programa Viva Leitura Viva", da Administração Pública (Plano Municipal de Cultura 2015-2025), incentivando e permitindo a acessibilidade à informação e entretenimento, realizando a distribuição de materiais de diferentes autores para todas as idades.

Além de reforçar a ideia de que o livro é para ser lido e não guardado, a campanha ‘Giralivro’ da EMTU pretende incentivar a doação, recebendo obras em bom estado oferecidas pelos leitores e passageiros do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

“Em apenas um mês conseguimos ampliar na Baixada Santista este grande programa de estímulo à leitura entre os passageiros, com espaços físicos onde a população pode compartilhar seus livros já lidos e também adquirir novas leituras”, diz Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU.

Os livros ficarão à disposição dos usuários permanentemente, que podem retirá-los gratuitamente e devolvê-los (se quiserem) ou repassar a parentes, amigos ou a outros passageiros do transporte público. Serão reabastecidos periodicamente.

Por Maria Marmo

Programa Giralivro- O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo - nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal Parque CECAP, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 20 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.

Por Maria Marmo