Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
08/12/2023
NOTÍCIAS
Jogos Estudantis de São Vicente chegam ao fim, já de olho em 2024

Após 22 dias de disputa pela medalha de ouro em 26 diferentes modalidades, chegaram ao fim nesta sexta-feira (8) os Jogos Estudantis de São Vicente (Joesv), com oito emocionantes partidas fechando a competição no basquete, handebol, vôlei e futsal (masculino e feminino). Os confrontos aconteceram na quadra do Ginásio Poliesportivo Dondinho (Catiapoã), com transmissão em tempo real pela página do Instagram da Secretaria de Educação (@seducsv).

 

O Colégio Integração foi campeão no basquete masculino e feminino. No handebol, duas finais entre UE Laura Filgueiras e Colégio Integração, com a escola municipal vencendo no feminino e perdendo no masculino.

 

O terceiro ouro do Colégio Integração veio com o vôlei feminino. Já no masculino, o ponto mais alto do pódio ficou para a UE Antônio Pacífico.

 

Encerrando os Jogos Estudantis, o título do futsal feminino ficou com a EE Deputado Antonio Moreira Coelho, enquanto no masculino a vitória foi da EE Margarida Pinho.

 

Técnico da equipe campeã de futsal feminino, Ismael Souza, da EE Deputado Antônio Coelho, destacou o empenho das suas alunas. “Treinamos o básico em horários de almoço, com apoio total da direção da escola, para participar no Joesv. Ano passado fomos vice, perdendo nos pênaltis, e viemos para ganhar o ouro, o que felizmente aconteceu”. Artilheira com cinco gols, Raissa Oliveira, 14 anos, elogiou o nível da competição. “Tivemos adversárias fortes, mas conseguimos bons resultados com certa tranquilidade”, afirmou a estudante, que planeja seguir futuramente na carreira esportiva. ”Pretendo ser jogadora de futebol de campo ou de futsal e, quem sabe, um dia vestir a camisa no Corinthians”.

 

Atleta do futsal masculino da EE Margarida Pinho, Henrique Oliveira Silva, 13 anos, chamou a atenção pela habilidade com os pés e os desarmes precisos. “Drible é uma forma de quebrar a linha do adversário, e é para quem sabe”, festejou. “Passei para os meninos a importância de jogar sério e com garra. Para a maioria foi a primeira competição e, felizmente, já com a conquista do ouro”, comemorou a técnica, Elisabeth Chaves. 

 

Em um balanço sobre as três semanas de competição, o coordenador de eventos da Secretaria da Educação (Seduc), Victor Cesar Santos Costa, pontuou avanços em relação ao ano anterior e vislumbra novidades para 2024. “Conseguimos atingir mais crianças, incluir novas modalidades e trazer o ensino fundamental 1 para a competição, com o Joesvinho. Para o próximo ano, espero que possamos fazer um Joesv ainda mais grandioso, oportunizando para os estudantes uma maior vivência esportiva”, comentou, sinalizando que “a ideia é acrescentar novas modalidades e aumentar o número de escolas participantes”.


A edição deste ano do Joesv trouxe como novidade o Joesvinho, integrando alunos de 1º a 5º ano à competição nas modalidades rouba bandeira, queimada e futsal, sempre com equipes mistas. Outra inovação foi a inclusão das modalidades olímpicas badminton, atletismo, tênis de mesa e vôlei de praia, além do futevôlei, xadrez e damas.

Entre 17 de novembro e 8 de dezembro, foram mais de 140 embates nas quadras do Ginásio Dondinho, da UE Jonas Rodrigues (Rua Alexandre Sendim 304 - Bitaru), da AMEI Rei Pelé (R. Jequié, 628 - Samaritá), 2º Batalhão de Infantaria Leve (Av. Antônio Emmerich, 975) e Praia do Gonzaguinha.


A disputa por medalhas envolveu 16 unidades municipais, cinco particulares e três estaduais. No Joesv, as participações foram das unidades educacionais Antonio Pacífico, Duque de Caxias, Lúcio Martins, Carolina Dantas, Laura Filgueiras, Lions Clube, Matteo Bei, Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, José Meirelles, Jacob de Andrade, Vera Lúcia Martins e República de Portugal; as escolas estaduais Margarida Pinho, Antônio Moreira Coelho, Esmeraldo Tarquínio, José Nigro e Pastor Joaquim Lopes Leão; e os colégios Integração, Luiz Junior, Vilma Vila Nova, Educacional Único e  Nascimento. No Joesvinho, o torneio envolveu as AMEIs Rei Pelé e Visconde de Sabugosa; as UEs Antônio Pacífico, Manoel Nascimento Jr, Pastor Joaquim, Vera Lúcia Martins, Antônio Fernando dos Reis, Eulina Trindade e Raquel de Castro Ferreira; as EEs Dep. Antônio Moreira Coelho; e os colégios Integração, Vilma Vila Nova, Educacional Único e Luiz Júnior.

 

A cerimônia de premiação está confirmada para as 9h de terça-feira (12), na UE Jonas Rodrigues (Rua Alexandre Sendim, 304 - Parque Bitaru).

 

 

Confira os resultados que definiram o ouro:

 

Basquete feminino 

Colégio Integração 9 x 0 UE Prefeito José Meirelles


Basquete masculino 

Colégio Integração 21 x 7 UE Antônio Pacífico

 

Handebol feminino 

UE Laura Filgueiras 10 x 3 Colégio Integração

 

Handebol masculino 

Colégio Integração 16 x 4 UE Laura Filgueiras

 

Vôlei feminino 

Colégio Nascimento 0 x 2 Colégio Integração 


Vôlei masculino

UE Antônio Pacífico 2 x 1 UE Laura Filgueiras (21/14, 13/21, 15/11)

 

Futsal feminino

EE Deputado Antônio Moreira Coelho 3 x 0  UE Antônio Pacífico
 

Futsal masculino

EE Margarida Pinho 3 x 0 UE Antônio Pacífico

 

Por - Renato Pirauá

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite