Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
12/12/2023
NOTÍCIAS
Alunos de escola da Vila Margarida celebram formatura de oficina com recital em cordas
 
Sete meses após o primeiro contato com instrumentos musicais, alunos da Unidade Educacional Lúcio Martins Rodrigues (Vila Margarida) celebram a partir das 19h desta terça-feira (12) a formatura da Oficina de Cordas, com uma apresentação especial para familiares, trazendo o recital “Acordes de Ecoam”, no Espaço Multicultural 22 de Janeiro (Praça 22 de Janeiro, 1 - Gonzaguinha).
 
O concerto marca o encerramento do projeto “Oficinas Criativas Arte e Sustentabilidade”, com aulas de música na modalidade de cordas. No total, duas turmas com 25 alunos cada participaram de aulas gratuitas, sempre às terças-feiras, em contraturno escolar.
 
Com patrocínio da CPFL Energia, o projeto recebe participantes a partir de 11 anos com o objetivo de oportunizar o contato prolongado com atividades musicais, que desenvolvem a expressão individual e a prática de ações culturais coletivas. 
De acordo com o professor Fábio Perucci, coordenador do projeto, ações como essa são importantes por possibilitar aos jovens acesso a novos tipos de conhecimento: “Incentivar e promover a educação musical, por meio de projetos e oficinas, oportuniza a descoberta e desenvolvimento de diferentes habilidades e, absolutamente, favorece o desenvolvimento pessoal na sua totalidade (cognitivo, emocional e social). A educação musical possibilita a ascensão e/ou transformação social, o respeito entre os povos e a prática efetiva da cidadania. Em suma, incentivar e promovê-la, certamente é colaborar, imensuravelmente, para o enriquecimento individual e coletivo nas suas diferentes dimensões”, acrescenta.
 
A produção das oficinas é da Renovarte Produtora Cultural, [https://www.renovarte.art.br] - empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis incentivo como ProAC e Rouanet, em parceria com a empresa Núcleo Cultural, e apoio da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc). “O que nos estimula é ver esses jovens que vêm pela manhã estudar e retornam no contraturno para aprender cada vez mais. Mesmo em um dia de chuva, eles marcam presença. Isso, para nós, é inspirador”, relata o produtor cultural da Renovarte, Luigi Morais.
 
Regina Morais, do Núcleo de Projeto e Parceria da Secretaria de Educação (Seduc), conta que a UE Lúcio Martins foi a primeira a receber a iniciativa. “É um projeto-piloto que pretendemos estender para outras unidades, porque trabalhar a música traz vários benefícios para o ser humano”.
 
A diretora da UE Lúcio Martins, Rochelly Corrêa, conta que a melhora no desempenho foi perceptível. “A evolução foi enorme. Eles chegaram acuados, tímidos, e agora estão participativos, buscando melhorar cada vez mais”.
 
Há 28 anos na música, José Neto é o instrutor da turma. Ele conheceu a música aos 7 anos, tendo o primeiro contato com teclado, flauta e canto. Hoje, domina diversos instrumentos, como bateria, violino, violão, metalofone, acordeon, xilofone entre outros. Toda a experiência é passada na Oficina Criativa. “Foi surpreendente a evolução deles.  Além disso, todos abraçaram a causa, desde os alunos até a direção da escola, passando pela Renovarte e os pais das crianças. Quando surgem novos alunos, os mais antigos ‘adotam’ os novatos, ensinando tudo o que aprenderam até então”.
 
O professor auxiliar, Rafael Fontaine, definiu o trabalho na escola como “uma benção”, dando a muitas crianças o acesso à música. “É uma grande oportunidade, porque estão fazendo algo proveitoso para a vida deles e, quem sabe, até podem transformar esse aprendizado em uma profissão”.
 
Sobre o Instituto CPFL - O Instituto CPFL (ICPFL), que completou 20 anos em 2023, é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam. Os investimentos realizados pelo Instituto CPFL em 2023 somam R$ 29,3 milhões e, nesta temporada, serão apoiados projetos de impacto social em cerca de 180 cidades de sete estados brasileiros através das frentes CPFL nos Hospitais, CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, Café Filosófico CPFL. Mais informações pelo link www.instituto cpfl.org.br.


Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite