Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
12/12/2023
Em noite de celebração, vencedores do Educador São Vicente são premiados

Com 47 projetos inscritos de 33 unidades educacionais, o Prêmio Educador São Vicente teve os seus vencedores conhecidos na noite desta segunda-feira (11), durante cerimônia realizada no Lions Clube de São Vicente (Vila São Jorge).

Na categoria Gestor, a vencedora foi a coordenadora pedagógica Elen Rosa Primo, da UE Renan Alves Leite, pelo projeto MotivAÇÃO e SuperAÇÃO rumo ao SAEB. “A proposta foi a de passar  para o nível adequado aqueles alunos que se encontravam em estado crítico e muito crítico no processo de aprendizagem. Deu certo, o sucesso foi alcançado e os alunos ficaram super felizes e motivados com os resultados”. Elen ainda destacou que “não fazemos nada sozinhos e tenho a honra de trabalhar com um time de gestores que faz a diferença e professores talentosos e maravilhosos”.

Em segundo lugar, ficou a coordenadora Paula Massae, da UE Vera Lúcia Massis (Náutica 3), com o projeto “Da maré ao mar, vamos surfar?”. A terceira posição foi para Fabiana Aparecida Cota, coordenadora de assuntos pedagógicos (CAP) da Creche Antônio Fernando dos Reis, com a “Sexta-feira maluca”.

Na categoria Educador, a professora Maria Emília Abreu, da UE Jacob Andrade Câmara (Náutica), venceu com o projeto “O APD além dos muros da escola”, garantindo o acesso escolar a alunos impossibilitados de se deslocar à unidade. Em segundo, ficou Valéria Regina Correia (AMEI Rei Pelé - Samaritá), pelo jornal escolar “A nossa voz em ação”. Daniele Abrantes (UE Jonas Rodrigues - Bitaru) ficou em terceiro, com o projeto “Eu, tu, ele, nós conectados”.

As vencedoras foram agraciadas com troféu, certificado e uma viagem de quatro dias ao Rio de Janeiro, com direito a acompanhante, passagem aérea e hospedagem. Já as segundas colocadas receberam um Kindle; e as terceiras um jantar com acompanhante no Burgman.

O prefeito Kayo Amado enalteceu as iniciativas desenvolvidas nas escolas. “Gosto de enxergar este evento como uma inspiração para toda a rede. Os professores participantes mostram que aqui também nasce flor”, comparou.

A secretária de Educação Nívea Marsili destacou o empenho e profissionalismo dos docentes. “Tenho certeza que cada um que está aqui tem um grande propósito na educação. Temos uma rede de boas ações e hoje é dia de celebrar”.

Durante a solenidade, alunos do projeto Renovarte, desenvolvido na UE Lúcio Martins, fizeram a primeira apresentação em público, com um recital de cordas. Também foram premiados com cafeteiras de cápsula profissionais envolvidos com ações educativas de destaque.

Numa realização da Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Gesto / Vetor Brasil, o Prêmio Educador São Vicente teve 31 inscritos na categoria Educadores e 16 da Gestão. Todos os participantes receberam certificados e o convite para um passeio cultural na cidade de São Paulo.

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Marcel Caldeira