Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
14/12/2023
NOTÍCIAS
'Brasil em Cena' encerra oficinas culturais com apresentações artísticas

 

Em duas horas de apresentações, música, dança e teatro ocuparam o palco do auditório do Sest Senat (Náutica 3) na noite desta quarta-feira (13), durante o primeiro dia da mostra de encerramento das oficinas culturais de São Vicente.
 

Com 12 apresentações, “Brasil em Cena - danças, canções e emoções” teve como protagonistas desde crianças até idosos levando a arte para uma plateia de 200 pessoas. 


A pluralidade de estilos se fez presente em cada espaço do Sest, com samba, xote, baião, rap, funk, rock, forró, capoeira, bossa nova e carnaval. A peça “Sopa Brasileira de Pedras” chamou o público ao palco, interagindo com os presentes. No saguão do auditório, o público pode conferir as produções das oficinas de artesanato, literatura, escultura, cinema, pintura em tela e serigrafia. Já a oficina de iluminação ficou responsável pelos efeitos de luzes durante as performances.


“Este é um espetáculo preparado para todos que vieram prestigiar, mas em especial para os nossos alunos que se dedicaram muito para a noite de hoje”, destacou o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.


O prefeito Kayo Amado ressaltou à plateia que “se trata de um momento de celebração, porque as oficinas geraram a oportunidade de a cultura viver e todos poderem se desenvolver de alguma forma na arte. Que possamos ter cada vez mais uma cidade que inclua as pessoas e gere oportunidades”.


Os cursos livres de diferentes modalidades e formação cultural começaram em junho, numa iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), com atividades gratuitas para pessoas de todas as idades. Com aulas iniciadas em junho, as oficinas culturais funcionam em dez polos e atendem mais de 500 alunos, com  22 instrutores, um articulador e três coordenadores. “O programa traz a arte como forma de criação, terapia, descobrimento de  si mesmo e formação. A arte, quando oferecida de forma voluntária, transforma”, destacou a coordenadora das Formações Culturais, Juliane Rodrigues Afonso.


Aluno da oficina de escrita, Raul Costa Nascimento, 21 anos, escreveu o livro “Espírito de Fogo” durante o curso. “É uma história fantástica sobre o boitatá, a serpente de fogo que protege as florestas brasileiras. A cada conto, deixei uma mensagem em haikai no final”, antecipou Raul. A sua instrutora, Cynthia Panca, conta que a escrita poética estimulou a questão de reavivar memórias. “Algumas alunas chegaram sem assinar o próprio nome, hoje preenchem formulários e alcançaram o direito à cidadania”.


A programação de encerramento da mostra será nesta quinta-feira (14), a partir das 19h30, no Sest Senat - Praça Adalberto Panzan, 151 - Náutica 3).


Confira a sequência de apresentações:

 

Auditório

- Marcha-rancho (música/banda)

- Baião (música/banda)

- Quadrilha (balé baby)

- Tici tico no fubá (teatro infantil)

- Aquarela brasileira (teatro juvenil)

- Brasileirinho (teatro infantil)

- Forró elétrico (teatro infantil)

- Poema amazonense (teatro melhor idade)

- Rap e funk (dança de rua)

- Samba (teatro infantil e juvenil)

- Danças do Nordeste (capoeira e danças brasileiras)

- Cuida da terra (teatro infantil e juvenil)

- Encerramento - Festa Nacional: Carnaval

 

Saguão

Exposição das produções de oficinas de:

- Artesanato (Artesanato brasileiro)

- Escrita poética (A poética do Folclore Brasileiro)

- Escultura (Folclore Brasileiro)

- Cinema com celular (Vendo a arte e a brasilidade através dos movimentos e imagens)

- Pintura em tela (Fauna brasileira: belezas da natureza)

- Serigrafia (Arte em Matriz Serigráfica)

 

Iluminação

Aplicação prática de montagem e execução de iluminação do espetáculo

 

 

Por - Renato Pirauá

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite