Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
18/12/2023
Guarda-vidas recebem certificação para atuarem nas praias de São Vicente neste verão
Navegando pelos conhecimentos e técnicas em salvar vidas, nesta manhã de sexta-feira (15), homens e mulheres foram contemplados com o encerramento da capacitação e estão aptos a receber o cargo de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD).

“O que prezamos na nossa profissão é que o banhista volte para sua respectiva casa com vida. Queremos que todos curtam a temporada na praia com muita segurança e estamos aqui para assegurar isso”, conta Yugi Affonso, eleito o melhor aluno da turma de guarda-vidas 2023/2024.

Os anjos do mar puderam mergulhar nos conhecimentos de natação, técnicas de massagem cardíaca, respiração, oceanografia, cuidados com banhistas e agilidade nas ações de prevenção e salvamento.

A formatura aconteceu no espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro) e contou com amigos e familiares dos guarda-vidas, além das autoridades do Corpo de Bombeiros e secretários da Prefeitura, que deram suporte para que a capacitação tivesse sucesso.

“Temos certeza que esse novo grupo que está sendo formado salvará muitas vidas. Então, já antecipo esse título de herói a todos eles, porque não é fácil enfrentar esse marzão em dias de sol e chuva para resgatar vidas”, parabeniza o vereador Jhony Sasaki.

“É um reforço que a Cidade ganha para proteger não somente os turistas, mas também os nossos munícipes” afirma o secretário de esportes e lazer, Wagner Paraguay, que também conta da sua experiência pessoal como guarda-vidas aos 18 anos. “O curso também dá oportunidade para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, ele abre portas”.

Os profissionais estarão aptos para trabalharem nas praias das cidades de São Vicente e Santos durante a temporada de verão de 2023 a 2024.

Por Maria Marmo