Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
29/12/2023
NOTÍCIAS
Novo PS Central de São Vicente é inaugurado e começa atender nesta sexta-feira (29)
Um novo capítulo da história da Saúde de São Vicente se inicia. Com ele, o Crei e todos os seus problemas ficam no passado, cumprindo a promessa do prefeito Kayo Amado. “Eu estou leve, de coração leve, feliz num momento como esse onde a gente vai deixar o Crei no passado, com a história que me reserva. Nem boa, nem ruim. Ele salvou muitas vidas, mas também não era mais o equipamento necessário e possível para o  tamanho da nossa Cidade. O Crei terá sua história guardada no passado, do momento em que ele serviu, até o momento em que não serviu mais”.
 
A inauguração do novo PS Central aconteceu nesta quinta-feira (28), reunindo autoridades, profissionais da saúde e munícipes que fizeram questão de acompanhar essa virada de página. Emocionada, a secretária da Saúde Michelle Santos relembrou todas as entregas realizadas neste ano e homenageou os profissionais da área. “Hoje eu vim vestida de branco para celebrar uma nova era na saúde de São Vicente. Nós trabalhamos muito nesses três anos para que esse dia chegasse. Muita coisa teve que acontecer antes. Então, eu quero deixar aqui todo o meu prestígio aos funcionários que passaram pelo Crei. Aqui é para a população vicentina, mas também é para as centenas de servidores que trabalham dentro da nossa urgência e emergência”. 
 
O presidente da câmara dos vereadores, Adilson da Farmácia, representou o legislativo durante a cerimônia. “A secretária Michelle falou que está de branco para celebrar o novo. Eu estou de preto para enterrar o Crei de vez”, brincou.
 
A deputada estadual Solange Freitas (União) fez questão de marcar presença e relembrou os tempos de repórter. “Quantas e quantas reportagens eu fiz no Crei, denunciando o descaso que era. As administrações que passaram por aqui não se importaram com a situação da Saúde, e, por isso, o Crei ficou ao longo de todos esses anos dessa maneira, porque era descaso atrás de descaso. O que a gente está vendo é que São Vicente nunca cresceu como está crescendo agora. Ainda falta muito? Falta. Mas nós vamos lutar para São Vicente melhorar”.
 
Já o deputado federal Da Cunha (PP) citou que São Vicente fez parte de sua trajetória e elogiou o prefeito Kayo Amado pelo trabalho. “Minha família é de São Vicente. Eu trabalhei no 2º BIL por mais de oito anos. Portanto, eu ‘estou em casa’ e sou de São Vicente. E São Vicente carece muito de recursos externos. O trabalho que o prefeito Kayo Amado faz é um trabalho de mágico, de uma gestão de dinheiro curto. Meu papel aqui é dar apoio, trazer emendas e, como deputado, ser um representante de São Vicente na Câmara Federal”. 
 
A vice-prefeita Sandra Conti, que já trabalhou na área da Saúde, ressaltou que, com o novo pronto socorro, a dignidade do vicentino e dos servidores será resgatada. “Eu sei que às vezes a gente se acostuma, mas não devia. A gente se acostuma com ambientes mal iluminados, com um mau cheiro, com goteiras na cabeça e calor. A gente, às vezes, até se acostuma a pensar que saúde pública é assim mesmo, mas não pode ser. E é por não me acostumar que eu busco sempre o melhor. Desde a época que eu trabalhei no Crei, até hoje, eu ainda não me acostumei com isso. E é por não me acostumar que hoje a gente entrega uma estrutura melhor. Os ambientes são climatizados, são organizados e eu tenho certeza que o vicentino e os funcionários terão dignidade”.
 
Novo PS Central - O novo Pronto-Socorro (PS) Central (Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425, na Vila Margarida) começou a funcionar às 7h desta sexta-feira (29), em um espaço novo, climatizado e acessível.
 
O prédio, que antes abrigava o Centro Médico Martim Afonso, foi totalmente reformado e adequado para receber os atendimentos de urgência e emergência da área central da Cidade, com entrada coberta para ambulâncias, elevador, área para cilindros de oxigênio e abrigo de lixo séptico. 
 
O espaço tem dois pavimentos: no andar térreo, com 108.192 m², e no superior, com 82.507 m², o que totaliza quase 200 mil m². 
 
No térreo, o prédio conta com sala de emergência, serviço social, recepção (com chamada por senha digital), sala de espera, sala para gesso, curativos, raio-x, sala de controle,  repouso, posto de enfermagem, isolamento, repouso da pediatria, sala de choque, morgue, rouparia e outros. 
 
Já no pavimento superior, o equipamento abrigará a central de material e esterilização, sala de espera, consultórios odontológicos, clínicos e pediátricos, salas para vacina, medicação pediátrica, inalação pediátrica, medicação, coleta de exames, eletrocardiograma, gerência de enfermagem, diretoria  médica, refeitório, vestiários e demais serviços. Contará também com assistência farmacêutica e almoxarife 24h.
 
Os vicentinos ganham 10 leitos de emergência para adultos, um de isolamento e dois da sala vermelha, mais quatro leitos de pediatria, sendo um na sala vermelha, e mais 11 leitos de adulto para soroterapia. Lembrando que os casos de internação são encaminhados para o Hospital do Vicentino. 
 
O PS também contará com uma sala de reuniões para a educação permanente dos profissionais da enfermagem, com o objetivo, por exemplo, de aperfeiçoar a assistência e instrução com protocolo. 
 
Além desses pontos, outro destaque é a localidade da unidade, que fica bem próxima da estação Mascarenhas de Moraes do VLT, o que facilita o acesso para os munícipes.
 
Demolição do Crei - A virada de página da Saúde de São Vicente não poderia ser completa se o Crei não fosse deixado totalmente no passado da Cidade. O equipamento será posto no chão já no primeiro dia útil de 2024 (2 de janeiro), às 11h, e dará lugar à UPA Central. 
 
O processo de demolição e limpeza do terreno tem previsão de 90 dias para conclusão. A verba da construção da nova UPA Central (R$ 16 milhões) tem origem do Governo do Estado e contará com uma estrutura totalmente reformulada, modernizada e pronta para atender às necessidades dos vicentinos.
 
 
Por Isabella Paschoal

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite