Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
08/01/2024
Educação capacita servidores com desafio de frase em Braille
Um desafio foi lançado para os educadores de São Vicente: desvendar uma frase escrita em Braille. Com uma tabela do alfabeto e muita determinação, os servidores toparam a proposta.

A professora Ireni Sousa, carinhosamente conhecida como ‘Fofa”, preparou a dinâmica com o intuito de estimular os educadores a vivenciarem por poucos momentos o dia a dia de pessoas com deficiência. “Muitos acreditam que o Braille está acabando por conta do uso da tecnologia, mas sem passar pelo sistema de Braille, a criança não consegue ser alfabetizada. É uma ferramenta indispensável para quem preza a inclusão ", salienta a professora.

Diversos educadores tiveram a oportunidade de desvendar a frase, incluindo a Secretária de Educação, Nivea Marsili. Quem levou a melhor foram as professoras Maria Aparecida Bazo, Sara da Rocha e Nayene do Carmo, que foram premiadas com deliciosos chocolates.

“Foi extremamente significativo. A Fofa foi sensacional com a iniciativa de apresentar esse desafio. Assim conseguimos vivenciar e entender a realidade. Pudemos mensurar a grandiosidade que é trabalhar com as deficiências e com o Braille. Foi realmente fantástico”, conta Nayene, uma das professoras vencedoras.

Por Maria Marmo