Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/01/2024
NOTÍCIAS
GCM e PM de casa nova: São Vicente planeja inaugurar duas novas bases de segurança no mês de aniversário
São Vicente vive uma nova fase, com olhar para o futuro, estratégia e planejamento. Já vislumbrando o aniversário de 500 anos, a Primeira do Brasil tem promovido uma série de melhorias estruturais para atrair investimentos e transformar o município em um local ainda mais cativante. Para isso, ações na segurança pública são imprescindíveis. Ciente disso, a Cidade está prestes a inaugurar, ainda neste mês de aniversário, dois presentes à população: as novas bases da Guarda Civil Municipal (GCM), que será na Avenida Capitão-Mor Aguiar, e da Polícia Militar (PM), na Rua João Ramalho. A proposta visa fortalecer o trabalho das forças de segurança do eixo centro-praia, atuando integradamente ao Centro de Controle Operacional (CCO). 
 
“Para alavancar o turismo e atrair recursos para a cidade é necessário fortalecer a sensação de segurança. Estamos reurbanizando o Centro e a Orla do Gonzaguinha, entregamos o Parque da Juventude, e os trabalhos não param. Tudo isso para que as pessoas se interessem cada vez mais pela nossa cidade. Para que isso aconteça, contaremos com segurança fortalecida. CCO, GCM, PM, todos integrados. As novas bases no Centro representam essa virada de chave. Uma São Vicente de cara nova e mais segura”, ressalta o prefeito Kayo Amado.
 
Embora seja de responsabilidade do Estado, a segurança pública tem passado por uma verdadeira reformulação promovida pela atual gestão. Com o Programa São Vicente Mais Segura, o Município inaugurou o CCO (primeiro sistema de monitoramento da história da Cidade), que, por meio de totens e câmeras de segurança, fiscaliza pontos estratégicos; equipou a Guarda com arma de fogo; entregou dez novas viaturas à corporação; adquiriu radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS; promoveu a aquisição de coletes balísticos para o efetivo e fortaleceu os patrulhamentos preventivos com a Operação Bairro Seguro. 
 
Todas essas melhorias contribuíram para o aumento significativo de 160% nas atuações da GCM em 2023 em relação ao ano anterior. No ano passado, a Guarda atendeu 2.063 ocorrências. Em 2022, foram 794. Esse crescimento pode ser atrelado, sobretudo, ao funcionamento do CCO, inaugurado em setembro de 2022.
 
Recordando as dificuldades encontradas no início do mandato, o prefeito Kayo Amado ressaltou a importância das entregas promovidas para qualificar o efetivo da Guarda e melhorar o cenário da segurança em São Vicente. "Os números não mentem. Quase triplicamos o número de atuações da GCM em relação ao ano anterior, que, em seus últimos quatro meses, já contava com CCO. Mesmo assim, a diferença é brutal. Quando assumi, a GCM executava um papel mais patrimonial. Precisávamos mudar esse cenário. Tecnologia e qualificação profissional são essenciais. O resultado está aí. Tudo isso é fruto de planejamento,  investimento e trabalho. Com as novas bases no Centro da Cidade, teremos ainda mais ostensividade nos patrulhamentos. Precisamos ocupar esses espaços para trabalhar de maneira preventiva contra o crime. Seguiremos atrás de soluções pela segurança dos vicentinos e dos turistas".
 
Futuro
Novos presentes já estão garantidos para o futuro. Em dezembro de 2023, o prefeito anunciou recursos para a construção de uma base operacional da PM e da GCM na Praia do Itararé. 
 
A GCM terá, também, uma sede futura na Praça Bernardino de Campos, nas imediações da Nova Rodoviária, que já está sendo construída.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite