Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
12/01/2024
NOTÍCIAS
Hospital Dr. Olavo Horneaux de Moura recebe palestra do Programa Narcóticos Anônimos
Admitir, reparar, retratar-se e praticar. Esses são alguns dos 12 passos do Programa Narcóticos Anônimos, que foi apresentado em uma palestra nesta quinta-feira (11), no Hospital Dr. Olavo Horneaux de Moura (Rua Alfredo Chamas, s/n - Conjunto Residencial Humaitá). O evento reuniu funcionários da unidade, pacientes e acompanhantes.
 
A palestra foi dividida em três momentos. No primeiro foi apresentado o que é o Programa, como foi fundado e como se espalhou pelo mundo. Depois, cada um dos palestrantes contaram suas experiências e como conheceram os NA e, por fim, foram abertas perguntas para sanar dúvidas. 
 
A coordenadora de relações públicas do Narcóticos Anônimos, *Sandrinha, explicou sobre o evento e o que a levou trazer para o hospital. “Eu tenho problemas com drogas. Estou há nove anos, quatro meses e dez dias sem fazer uso de nenhuma substância. O que estou realizando aqui no hospital é o décimo passo, que é levar de graça aquilo que recebi de graça. Levando minha experiência e uma mensagem de como eu fiquei sem usar drogas e que isso, de alguma forma, possa servir de exemplo para alguém. Esse é a nossa primeira vez no Dr. Olavo e é um prazer estar aqui”.
 
Quem prestou atenção na palestra de perto foi Joyce Cristina Chagas, que estava acompanhando o marido no hospital. “Eu soube que iria ter a palestra pela psicóloga que passou nos quartos. Disse que era bom para gente aprender, porque, às vezes, não acontece com a gente e sim com um parente mais próximo, um amigo ou um colega”. 
 
“A importância de trazer essa parte de grupos anônimos como os narcóticos é que, nesse momento, a gente vê muita família sofrendo com o uso abusivo de álcool e drogas. E com o grupo eles sabem onde buscar ajuda. A gente tem essa programação que é maravilhosa, não custa dinheiro nenhum, eles são autosuficientes. É uma parte de vida realmente para modificar, melhorar e diminuir esse sofrimento. Esses grupos restauram vidas e famílias”, destacou Karini Fernanda Cruciário, gerente de enfermagem do hospital Dr.Olavo Horneaux de Moura.
 
"Nosso objetivo é sempre ajudar os munícipes de toda a Cidade, e com essa palestra, atingimos nosso objetivo de mostrar e dar uma oportunidade para as pessoas que querem achar um novo caminho e ao mesmo tempo, dar um suporte para as famílias que passam por isso”, comentou Michelle Santos, Secretária da Saúde.

 

 

*Nome alterado a pedido da entrevistada



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite