Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
16/01/2024
NOTÍCIAS
ESF Rio Negro realiza roda de conversa sobre saúde mental, em alusão ao Janeiro Branco
Quem cuida da mente, cuida da vida. Esse é o lema do Janeiro Branco, mês voltado para discutir questões sobre a saúde mental, algo que foi apresentado nesta segunda-feira (15) na ESF Rio Negro, com uma roda de conversa para pacientes e funcionários da unidade.
 
A atividade iniciou com uma explicação geral sobre a data e a importância da discussão referente ao tema. Na sequência, os pacientes e funcionários falaram um pouco sobre seus sentimentos. Por fim, foi feita uma dinâmica chamada ‘Roda da Vida’, na qual cada um deu notas de zero a dez sobre aspectos da vida, como vida pessoal, profissional, relacionamento e qualidade de vida.  
 
O bate-papo foi conduzido pela fisioterapeuta da equipe multidisciplinar de Atenção Básica (DAPS), Aline Bernardes Alves, que explicou o intuito do evento: “Estamos na campanha do Janeiro Branco. Temos esse olhar voltado para a saúde mental, então há uma intensificação de algumas ações específicas. Mas, quando a gente fala sobre o tema, é uma parte daquilo que nos compõe. A ideia é trazer esse bate-papo, essa parte mais descontraída e pensar que a vida não é só um lado ou outro. É pensar sobre como as emoções vão flutuar, e dar esse suporte para que eles pensem sobre as coisas que precisam enfrentar no dia a dia”.
 
Quem acompanhou de perto foi Alberlândia Rocha Girão, que não conhecia o Janeiro Branco e tirou alguns ensinamentos: “Não conhecia o Janeiro branco. Foi bom ter vindo, porque me fez pensar mais na vida, refletir mais, buscar ter mais paciência e mais autocontrole”.
 
“Estamos com uma programação voltada para esta data em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF). Levando conhecimento e a relevância de conversar sobre a saúde mental para os nossos munícipes”, comentou Michelle Santos, Secretária de Saúde
 
Confira a programação das próximas atividades: 
 
ESF Samaritá (Rua Sergipe, 70 – Samaritá)
- Quarta-feira (17), às 9h;
 
ESF Rio Branco I (Rua Antônio Riscalla Husne, 1760 – Jardim Rio Branco)
- Quinta-feira (18), às 9h; 
 
ESF Tancredo Neves (Avenida Marginal, s/n)
- Sexta-feira (19), às 9h;
 
ESF Quarentenário (Rua Salvador, s/n – Vila Ponte Nova)
- Terça-feira (23), às 9h;
 
A partir de 25 de janeiro, é a vez do psicólogo Natan Medeiros em conjunto com outros profissionais realizar rodas de conversa e bate-papos sobre saúde mental, nutrição e o domínio da linguagem. Confira:
 
ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, s/n – Humaitá)
- Quinta-feira (25), às 14h30 - Roda de conversa com o psicólogo Natan Medeiros em conjunto com a fonoaudióloga Ana Paula, que irão comandar uma roda de conversa, apresentando sobre a importância do domínio de linguagem, em especial, favorecendo a comunicação e a expressão corporal e como isso pode desenvolver o cuidado à saúde psicológica, além de promover inteligência emocional;
 
ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n – Esplanada dos Barreiros)
- Sexta-feira (26), às 14h - Bate-papo com o psicólogo Natan Medeiros, que irá realizar um bate-papo na sala de espera da unidade, onde irá abordar com os pacientes o que é a saúde mental e qual a sua importância. Em seguida, irão discorrer sobre a importância do entendimento e validação de sentimentos e emoções;
 
ESF Saquaré (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida)
- Terça-feira (30), às 14h - Roda de conversa com o psicólogo Natan Medeiros ao lado da nutricionista Nayza Cardoso, que irão apresentar a importância da alimentação na saúde do corpo e na mente, e o impacto na saúde mental e emocional do indivíduo.





Por Guilherme Gebara

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite