Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
18/01/2024
NOTÍCIAS
Estrelas da dramaturgia são anunciadas como protagonistas da Encenação da Vila de São Vicente
 
A histórica manhã desta quinta-feira (18), véspera da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, foi marcada pela oficialização do estrelado elenco que protagonizará o maior espetáculo em areia de praia do Mundo, na Nova Orla do Gonzaguinha, de sexta (19) a segunda-feira (22), a partir das 20h. Os anúncios foram feitos via Coletiva de Imprensa. 
 
Os artistas e seus papéis são:
 
- André Gonçalves (Martim Afonso)
- Solange Couto (diretora)
- Júlia Yamaguchi (Anna Pimentel)
- Christian Malheiros (Chris)
- Júlio Oliveira (João Ramalho)
- Marissol Dias (Índia Bartira)
- MC Nego Bala (cantor)
- Paolo Chaves (Integrante da Trupe)
- Flávio Falcone (Integrante da Trupe).
 
As estrelas reproduzirão a chegada de Martim Afonso à Vila de São Vicente, em 1532. A peça deste ano é estruturada em três eixos:
 
1. Reconstrução: Marcada pela retomada do evento, com a recuperação de espaços públicos e o resgate do orgulho vicentino. Destaque para a cerimônia que ocorrerá na Nova Orla do Gonzaguinha, atualmente em processo de revitalização.
2. Fé: A Encenação deste ano enaltece a fé como pilar essencial, simbolizando a ressurgência do maior patrimônio cultural de São Vicente: sua praia. Uma volta após a pandemia, marcando um período delicado da humanidade.
3. Inclusão: Refletindo a marca da gestão atual, a democratização do acesso ao espetáculo é um dos pilares, tornando a Encenação 2024 um evento aberto a todos. O evento contará com intérpretes de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade.
 
Contemplando o histórico momento de retomada da Encenação na Orla do Gonzaguinha, o prefeito Kayo ressaltou a importância da Encenação como patrimônio cultural para São Vicente. "A gente fala sobre o que está no coração, e a Encenação está no coração do vicentino. É parte da história do Brasil. Por estar no nosso coração, mesmo com todas as dificuldades para que aconteça, ela acontece. Isso é o que faz desse espetáculo algo muito grande. É muito bom ouvir tantas referências de pessoas que fazem parte dessa trajetória. São tantas e tantas histórias que se conectam ao longo dessas 41 edições. Será um espetáculo maravilhoso".
 
Prata da casa, Christian Malheiros pontuou a importância da Encenação como ferramenta de transformação social. “É a oportunidade de tirar o jovem do crime. A Encenação não tem só o caráter cultural, mas, também, social. Tirando os jovens do crime. Não estamos só contando a história, estamos também contando a história"
 
Em meio a tantas novidades e surpresas, também foi apresentado o trio que compõe a direção do espetáculo. Pela primeira vez na história, a equipe é formada por mulheres.
 
Carol Pagano, Geyssa Alencar e Sabrina Olimpio são os nomes que liderarão o evento, trazendo consigo uma rica bagagem de experiência, inclusive, com participações anteriores na produção da Encenação.
 
"Um prazer dirigir a Encenação ao lado da Geyssa e da Carol. Foi um trabalho incansável. Felizmente temos uma equipe muito competente. É muito bom ver o olhar de cada participante que se sente especial ao protagonizar seu papel", ressaltou Sabrina, representando, em sua fala, a equipe de diretoras.
 
O trio não apenas assume a direção do espetáculo, mas, também, coordena o renomado Balé Jovem de São Vicente. Com uma integração única, os alunos terão papel ativo no elenco, contribuindo para a riqueza e diversidade da performance.
 
Pela sétima vez, a Adesaf é responsável pela produção da peça teatral. A diretora-presidente do instituto, Fernanda Gouveia, destaca a inclusão como principal novidade implementada no evento. “Teremos intérpretes de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade. Além disso, pessoas com deficiência desempenhando grandes papéis. A Encenação transcende gerações e deixa seu legado. Estamos muito ansiosos”.
 
A 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é incentivada via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Instituto Adesaf. O evento conta com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), Sabesp e Ecovias.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite