Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
24/01/2024
NOTÍCIAS
Documentário produzido por morador de São Vicente é apresentado na Mostra de Cinema de Tiradentes
São Vicente está representada na Mostra de Cinema de Tiradentes (Minas Gerais). Um dos maiores festivais de cinema contemporâneo do Brasil recebeu a obra ‘Nosso Panfleto Seria Assim’, de Leandro Olímpio, cineasta nascido na Cidade.
 
O filme ilustra imagens que Olimpio registrou ao longo de dez anos (entre 2010 e 2020), como jornalista do Sindipetro Litoral Paulista, trazendo o histórico de lutas dos petroleiros, registrando suas greves e protestos e apresentando o colapso econômico que atingiu a Petrobras.
 
A curadoria do festival classificou o filme como “uma contra-análise do que o documentário de cunho sindical parece querer mostrar. Nele, a expressa apatia política dos trabalhadores para compor a militância é acompanhada por uma aparente decadência dos modelos sindicais para gerar engajamento; modelos aqui registrados com imagens simultaneamente viscerais, agressivas, esperançosas e de exposição de vulnerabilidades."
 
Esta não é a primeira vez que Leandro aborda o tema. Em 2019, o curta ‘Imagens de um sonho’ relatou a crise da estatal, reciclando vídeos publicados por petroleiros terceirizados no Youtube.
 
O filme foi apresentado no último dia 22, aniversário de São Vicente, mas também está disponível no site do festival, https://mostratiradentes.com.br/
 
Mais informações podem ser encontradas no perfil da obra no Instagram, @nossopanfletoseriaassim.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite