Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
29/01/2024
NOTÍCIAS
São Vicente inaugura base da GCM com estrutura moderna para oferecer melhores condições aos profissionais
Buscando oferecer melhor estrutura de trabalho aos agentes de segurança, a Prefeitura de São Vicente inaugurou, na manhã desta segunda-feira (29), uma nova base para a Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na Avenida Capitão-Mor Aguiar, aproximando o equipamento do Centro de Controle Operacional (CCO) e da nova base da Polícia Militar (PM), visando, de forma estratégica, intensificar a integração com as demais forças de segurança, com um espaço moderno e equipado. A cerimônia contou com a presença do prefeito Kayo Amado e da vice Sandra Conti, autoridades ligadas às instituições de segurança da Baixada Santista, secretários e vereadores municipais, o comandante da Guarda de São Vicente, Rubens Goes e parte do efetivo e demais autoridades.
 
A nova sede é situada ao lado do prédio da Secretaria de Educação (Seduc) e do Posto Rodoviário, e também nas proximidades de onde será localizado o novo Complexo Materno Infantil. A medida busca ocupar, com profissionais, mais um ponto estratégico da Cidade, zelando pelo bem-estar dos moradores e dos turistas. Com espaço mais moderno e amplo, a mudança também preza por oferecer boas condições de trabalho aos profissionais. Vale lembrar que a antiga sede, na Avenida Capitão Luiz Pimenta, encontrava-se em estado de deterioração e distante do maior fluxo de pessoas.
 
Essa é mais uma iniciativa da atual gestão buscando reformular o cenário da segurança na Primeira do Brasil. A Administração Municipal também tem promovido uma série de melhorias para dignificar o trabalho dos profissionais. O prefeito Kayo Amado recordou as dificuldades encontradas e os avanços atingidos ao longo dos últimos tempos. “A Cidade vivia com 11 de anos de reprovação no Tribunal de Contas do Estado. Em nosso primeiro ano, já tivemos nossas contas aprovadas. Isso nos credencia a recuperar o prestígio da Cidade junto a entidades financeiras e os entes federativos. Mesmo diante das dificuldades, promovemos algumas grandes entregas para a Guarda e todas as secretarias. Mas sei que precisamos melhorar ainda mais. Porém é impossível não reconhecer que evoluiu bastante. Está bom? Não está do jeito que eu quero e acredito que nem como os senhores querem. Mas, em quatro anos, não é possível resolver tudo. Nossa Guarda deixou de ter características estritamente patrimoniais para ter para ter características ostensivas", disse o prefeito, que também listou algumas das melhorias que contemplaram a categoria, como aumento salarial de 13,5%, a criação de um RET (Regime Especial de Trabalho) com gratificação de R$470 aos agentes que exercem atividades nas ruas, o reajuste de 13,5% no adicional de risco e o atendimento a reivindicações, como a instituição de um plano de carreira.
 
A segurança tem passado por uma verdadeira transformação em São Vicente. Desde o início do mandato, a Administração Municipal inaugurou o Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente, que atua interligado a câmeras e totens de segurança com botão do pânico e leitor de placa veicular; adquiriu dez novas viaturas adaptadas ao uso policial; entregou de maneira inédita radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS, coletes balísticos para a corporação e firmou convênio com a Polícia Federal (PF), habilitando os GCM's ao porte institucional de arma de fogo.
 
As entregas foram reconhecidas pelo comandante da Guarda Municipal de São Vicente, Rubens Goes. Segundo ele, a instituição, por muitos anos, não teve condições básicas de trabalho. “Sofremos por muito tempo com uma base precária para o desenvolvimento do trabalho. Hoje contamos com uma estrutura que nos dá respaldo para que possamos exercer nossa profissão com dignidade”.
 
Em seu discurso, o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, enalteceu a importância do papel do agente de segurança na sociedade. "Vocês sem dúvida são verdadeiros profissionais, guerreiros e guerreiras. Enquanto secretário, sei da importância do trabalho de vocês a cada dia na Cidade. Nos últimos dias, tivemos desafios impostos pelas condições climáticas. A Defesa Civil esteve à frente e a Guarda deu todo o respaldo. Quando há integração entre as forças, quem ganha é o cidadão".
 
Ainda neste início de ano, a Polícia Militar (PM) também inaugurará uma nova base de segurança no Centro, localizada na Rua João Ramalho. 
 
Para o futuro, já estão garantidas as instalações do posto da GCM junto à Nova Rodoviária (Centro) e a base fixa da PM e GCM na Praia do Itararé, dando sequência à proposta de desenvolvimento do eixo centro-praia.
 
As estratégias acompanham uma série de adaptações que a Administração Municipal tem promovido para transformar a região mais frequentada da Cidade em um local mais atrativo, confortável e seguro, por meio do programa São Vicente de Cara Nova.
 
Vale lembrar que a segurança pública é de responsabilidade do Estado, com apoio da municipalidade. São Vicente segue em diálogo constante com o Governo de São Paulo, buscando novas estratégias para melhorias na área.
 
"A segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Para oferecermos segurança, obviamente é necessária a estrutura para o profissional. A GCM vindo trabalhar em um local limpo, organizado e novo terá melhores condições e, certamente, apoiará ainda mais o trabalho da Polícia Militar", completou as falas Major Abreu, do 39º Batalhão da PM.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite