Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
31/01/2024
Em estágio inicial, Prefeitura já economiza R$721 mil anuais em parceria com empresa de otimização de despesas
Buscando soluções de enfrentamento a um cenário de dificuldades financeiras ao qual os municípios do Brasil encaram e medidas de contribuição com a sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de São Vicente firmou contrato com a Eccosave, empresa especializada na otimização de despesas em energia elétrica, água e outros.

Os primeiros balanços já apontam um avanço significativo, com economia anual de mais de R$721 mil, sem prejuízos para o funcionamento da máquina pública.

O projeto consiste no aumento da eficiência operacional e redução dos custos operacionais. Para atingir essa meta, o estudo passa pelos processos de:

1. Análise: A empresa inicia um projeto analisando a estrutura do negócio. Por meio de tecnologia adequada, é feita uma auditoria de gastos e válvulas de escape de energia e água.
2. Execução: É produzido um plano de sustentabilidade.
3. Estratégia: A partir da análise inicial, é criada uma estratégia exclusiva para o projeto estudado, prevendo onde a redução de gastos pode ocorrer e se alguma outra iniciativa pode otimizar custos.
4. Entrega e acompanhamento: O processo de gestão segue em acompanhamento diário após a entrega, por meio de profissionais capacitados. O plano de sustentabilidade é entregue para que os responsáveis consigam manter a eficiência energética e a contenção de custos operacionais de forma inteligente e dinâmico.

Na ocasião, foi proposto às secretarias municipais o desafio de economia de 10% nos gastos mensais com as contas de luz e água, por meio da implementação de práticas mais conscientes em relação ao consumo da água e da energia elétrica.

"O projeto possibilita o acompanhamento detalhado das contas municipais e com a economia gerada pela redução dos gastos em todos os setores da administração municipal poderemos aplicar esse montante em outras iniciativas de investimento para o município ", destaca a secretária da Fazenda, Elisangela Domingues.

Além de gerar economia aos cofres municipais, em sua segunda fase, o projeto abordará questões relacionadas à neutralização de carbono com o levantamento arbóreo na área urbana do Município, colaborando com iniciativas relacionadas ao meio ambiente.

Eccosave - Conceituada no mercado, a empresa busca traçar uma relação melhor entre consumos e gastos de energia elétrica, água, etc. A terceirizada visa, também, contribuir para o desenvolvimento sustentável.