Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
05/02/2024
NOTÍCIAS
Representantes do Conselho Gestor de Saúde iniciam atividades nas Unidades
Em busca de melhorias e transformações internas nos equipamentos de saúde do Município, a Secretaria da Saúde (Sesau), realizou na última quarta-feira (31), a entrega dos certificados de atuação dos Conselheiros Gestores de Saúde 2024. 
 
Os representantes foram escolhidos pelo voto popular dos usuários representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF), Hospitais, Prontos-Socorros (PS) e Prontos Atendimentos (PA) do Município. 
 
O mandato dos membros representantes terá duração de dois anos, com início em janeiro de 2024. 
 
Para Essuziane Barboza Cerqueira, de 61 anos, candidata eleita para UBS Tancredo, ter uma posição e voz ativa dentro da comunidade irá possibilitar a fiscalização e criação de diretrizes capazes de redefinir os parâmetros de saúde. 
 
 “Este cargo é muito importante para mim, e irei exercer com muito prazer. Para a população será de extrema importância ter conselheiros da saúde para acompanhar e fiscalizar a Unidade, principalmente porque dessa forma, iremos levar ideias e possíveis soluções para o bem de todos os munícipes”, declara a conselheira. 
 
A organização e a atribuição são definidas por lei, tornando o Conselho deliberativo e permanente nos municípios. Dessa forma, a gestão deve ser constituída pelos três pilares da comunidade, com a participação da administração da unidade, dos funcionários e dos usuários. 
 
Além disso, a participação deve ser paritária, garantindo que metade dos participantes representem os usuários e os munícipes, sendo esses representantes da sociedade civil.
 
A Sesau destaca que somente as unidades ESF Sá Catarina, Sambaiatuba, Saquaré/México 70, Humaitá, Jardim Rio Branco I, Jardim Rio Negro, CAD, CATO, CEO II Rio Branco, CEO III Insular, CAPS II Infantojuvenil, Maternidade, Pronto-Socorro Rio Branco e Hospital do Vicentino não terão Conselho Gestor ativo devido à ausência de paridade na composição.
 


Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite