Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 17 de abril de 2024.
22/02/2024
NOTÍCIAS
Guardas Municipais realizam treinamento para implementação de sistema de dados criminais
Buscando ampliar cada vez mais os mecanismos de defesa do cidadão, o Centro de Controle Operacional de São Vicente (CCO-SV) passará a contar com o sistema 'Detecta', do Governo do Estado de São Paulo. Para isso, os profissionais responsáveis pela operação do sistema de monitoramento participaram de uma capacitação para uso da plataforma nesta quinta-feira (22), em Guarujá.
 
A ferramenta da Secretaria de Segurança Pública de São (SSP) interliga radares e câmeras de vigilância, possibilitando o registro de informações referentes a ocorrências criminais, podendo gerar integração entre as forças de segurança dos municípios do Estado. "Vamos imaginar que um veículo foi roubado no interior de São Paulo, em São José dos Campos. Caso ele passe pela nossa cidade, as câmeras identificarão a placa e, automaticamente, o sistema nos alertará que o automóvel é produto de roubo", explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno. 
 
O agente, estando cadastrado no sistema, é notificado imediatamente sobre uma eventual irregularidade. O mecanismo, portanto, contribuirá com o trabalho das polícias Militar e Civil na captura dos infratores e recuperação de bens. 
 
O início do funcionamento em São Vicente está previsto para até o início do mês de março. Os profissionais terão à disposição uma ferramenta inteligente, com a disponibilização de dados em tempo real. 
 
Essa iniciativa em São Vicente atende a proposta do Governo do Estado para criação do Sistema Muralha, uma rede de interligação entre as cidades que dispõem de uma central de monitoramento. "A ideia é que todos os municípios adeptos tenham acesso a informações por meio desse sistema, criando uma rede de proteção maior ao cidadão", concluiu Damaceno.
 
Participaram do encontro profissionais das guardas civis municipais (GCMs) de São Vicente, Guarujá e Bertioga, além da Polícia Militar (PM).
 
O convite a São Vicente foi formalizado pelo capitão e coordenador do Sistema Detecta do Estado de São Paulo, Carlos Henrique Taparelli.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite