Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
17/04/2024
NOTÍCIAS
Alunos da AMEI Rei Pelé e crianças da aldeia de Paranapuã celebram Dia dos Povos Indígenas

 

Dança, encenação, músicas e peças artesanais típicas dos povos indígenas tomaram conta da quadra poliesportiva da AMEI Rei Pelé (Samaritá) nesta quarta-feira (17), com os integrantes da aldeia Paranapuã como espectadores. Durante a tarde, alunos da escola de tempo integral realizaram apresentações, representando hábitos e costumes indígenas.

 

Mais que festa, a ação serviu como momento de reflexão. “Não é um dia de pôr cocar na cabeça, apenas. É dia de aprender com os povos indígenas e tudo o que trazem para o nosso País”, enfatizou a diretora da unidade, Regina Davino.

 

Sob o comando do professor Willian Monteiro, os estudantes da AMEI executaram uma música com violão, atabaques e chocalhos. “Me emociona esta humilde homenagem para vocês, porque também tenho descendência indígena”, disse Willian.

  

Outro grupo com 120 crianças dançou com cocares confeccionados pelos próprios alunos, sob a supervisão da coordenadora da oficina de expressões artísticas, Carla Vanessa, e coreografia preparada pelas professoras Laudiceia Guglielmetti, Elaine Bastos e Celeste Lima.

 

Na sequência, foi a vez do grupo Mensageiros do Guarani, da aldeia Paranapuã, se apresentar para os estudantes. “Importante dizer que 19 de abril não é uma data para comemorar, e sim um momento de lutar pelos povos indígenas mortos, lutar pelas nossas terras que foram invadidas”, afirmou Rogério Macena. 

 

 

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Tadeu Filho

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite