Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
05/04/2017
Currículo Educacional é discutido por professores e Secretaria de Educação

Equipe técnica da Secretaria Seduc e professores da rede municipal se reúnem para reformulação

Pela primeira vez, profissionais da área de Educação de São Vicente discutem o Currículo Educacional do Município. Professores da Rede Municipal e Secretaria de Educação trabalham juntos para a definição do documento, cuja função é nortear o sistema de aprendizagem nas escolas, levando em conta as necessidades dos alunos.

Através de encontros que acontecem desde o início do ano letivo, professores e assessores pedagógicos contribuem com sua vivência em sala de aula para um currículo educacional mais condizente com a realidade do município e suas especificidades.

O documento vai ao encontro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define o que é ensinado nas escolas, estipulando as competências e habilidades a serem alcançadas em cada etapa de ensino. É também uma exigência colocada no sistema educacional brasileiro por diversas diretrizes, conforme previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em São Vicente, o trabalho de discussão da BNCC e do currículo educacional já está em andamento, realizado pela equipe técnica da Secretaria de Educação e os professores da rede municipal de ensino.

O objetivo desse trabalho é readequar o currículo educacional às necessidades da comunidade escolar vicentina, visando o desenvolvimento dos alunos em cidadãos plenos, autônomos, críticos e participativos na sociedade em que vivem.