Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
11/12/2020
NOTÍCIAS
Guarda Civil Ambiental resgata dois falcões-americanos no Centro de São Vicente
Outras aves também foram socorridas pelo pelotão. Todas encaminhadas ao CEPTAS, em Cubatão
 
Dois falcões-americanos foram resgatados pelo Pelotão Ambiental da Guarda Civil de São Vicente. As aves ficaram presas por dois dias entre os vidros espelhados da coluna de um edifício, no Centro. Durante a operação realizada na quarta-feira (9), os agentes utilizaram um puçá para a retirada dos animais, que estavam em um vão de aproximadamente 20 cm.

Também conhecido como falcão-quiriquiri, a espécie é uma das menores aves de rapina do mundo, sendo encontrada desde o Alasca e norte do Canadá até o extremo sul da América. No Brasil, está presente em diversas regiões.

O Pelotão ainda realizou outros resgates de aves durante a semana. Na Praça Vinte e Dois de Janeiro (Centro), um bem-te-vi foi encontrado por um munícipe, que acionou a equipe. Já no Parque Prainha, dois filhotes de sanhaço também foram resgatados após terem sido encontrados caídos na mata.

Todos os pássaros foram encaminhados ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão, para avalição clínica.

Por estarem saudáveis os dois falcões foram liberados e devolvidos à natureza no Parque Estadual Xixová-Japuí.

Em caso de resgate ou denúncia, o cidadão deve ligar para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal nos telefones (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604 ou na GCM 153. Outros canais para comunicação são o e-mails gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.
 


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite