Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de outubro de 2023.
28/01/2021
NOTÍCIAS
Periquito-de-colar azul é resgatado pela Guarda Civil Ambiental
Ave exótica foi encontrada na Praia do Itararé, na quarta-feira (27)
 
Era final de tarde da quarta-feira (27), quando o Pelotão Ambiental de São Vicente foi acionado pela Policia Militar para socorrer uma ave, que estava no campo de pouso de asa deltas, na Praia do Itararé. Ao chegar, os agentes identificaram que o pássaro era periquito-de-colar azul, uma espécie rara e dona de uma beleza deslumbrante.

A partir das primeiras avaliações, foram constatados cortes nas penas da asa direita. Encaminhada para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, a ave recebeu os primeiros cuidados e agora se encontra sobre os cuidados da guarnição.

De acordo com Adilson Santana de Lima, supervisor da Guarda Civil Ambiental, o animal não faz parte da fauna brasileira. “Essa ave é exótica e uma possibilidade é que ela tenha fugido”, explicou Lima. Considerado um animal doméstico, sua aquisição é liberada com autorização do Ibama, que requer todo um processo.

O pássaro em questão tem vários nomes, como: periquito-de-colar,  periquito-de-colar-rosa, periquito-rabo-de-junco, e ring neck. É originário de uma família amplamente distribuída na Ásia, África e Europa.  Até o momento, é a única que está livre no continente europeu.
 
Além das suas cores chamativas, o periquito é muito conhecido por possuir um canto afinado e a habilidade de falar. Mostrando alto nível de inteligência e obediência.

Outra curiosidade, é que eles podem mudar de cor, alternado entre branco, azul, amarelo, cinza, creme, e o tom original, que é verde. São extremamente resistentes, podendo chegar até 30 anos de vida, e excelentes reprodutores. Mas não são apenas suas características físicas que chamam atenção, são carinhosos, quando têm filhotes se tornam verdadeiros pais corujas e se apegam fácil aos seus criadores.

Fiscalização – Além do trabalho de resgate, a Guarda Civil Ambiental também realiza fiscalizações. Na quarta-feira (27), a equipe acompanhou um fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal em uma visita a alguns estabelecimentos farmacêuticos, nos bairros Esplanada dos Barreiros, Vila Margarida, Jóquei Clube e Japuí, para a verificação da validade dos medicamentos vendidos.

Denúncias - O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve acionar a Guarda Civil Ambiental (GCA), por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), pelos números (13) 3569-2274 e (13) 99679-3604. Pode, também, ligar para GCM, pelo153 (ligação gratuita). Outra forma de contato é por meio dos e-mails gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.

Por: Maria Angélica Medeiros


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite