Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
03/02/2021
NOTÍCIAS
Assistidos da Adesaf lançam videoclipe sobre superação e esperança
Uma música para somar, superar e pacificar. Com esta mensagem, o videoclipe do reggae “Estamos Evoluindo” foi lançado na manhã desta quarta-feira (03) no auditório da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf), de São Vicente. Representando a Prefeitura de São Vicente, participaram do lançamento os secretários municipais de Assistência Social Leandro Valença, de Cultura, Elizângela Bafini e de Comunicação, Mara Prado. 
 
Os músicos são ex-dependentes químicos, abrigados pelos serviços de acolhimento institucional da cidade e assistidos pela instituição, que também inaugurou, no mesmo dia, a sua Unidade Produtiva, onde funciona um ateliê de artes.
 
A letra da música aborda o processo contínuo de transformação do ser humano, com as suas singularidades, desafios e esperança por dias melhores. Todo o trabalho foi produzido em 30 dias e o cenário para o videoclipe foi a praia do Gonzaguinha, em São Vicente. 

O clipe pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/-wInHCIhQEY
 
Superação - Marcio de Lima é ex-dependente químico, vivia em situação de rua e foi um dos acolhidos pela Adesaf,  em projeto desenvolvido na Cracolândia, em São Paulo.  Hoje ele cursa o quinto período de Assistência Social, é casado, já conquistou a casa própria e faz parte do time como facilitador, trabalhando com os atendidos do serviço de acolhimento.  
“Esse projeto é uma oportunidade de demonstrar às pessoas que é possível ‘dar certo’, de construir uma mensagem positiva em forma de arte e de música. Sozinho, ninguém consegue chegar a lugar nenhum”, afirma.
 


Artesanato - Cristiano Martins de Oliveira é o artesão responsável pelas peças que são pano de fundo do videoclipe. Ele ficou dois anos hospitalizado, sem receber visitas. Para ocupar o tempo e a mente, começou a escrever em madeira utilizando a ponta de uma tesoura. A partir daí, surgiu o desejo de aprimorar e profissionalizar o seu trabalho.
“Estou limpo há dez meses e esse projeto é uma grande evolução na minha vida. Aqui eu pude progredir, abrir os meus olhos e hoje me sinto muito bem”. 
Os artigos são vendidos sob encomenda e é possível adquirir entrando em contato com a equipe da Adesaf pelo e-mail adesaf@adesaf.org.br ou pelo telefone (13) 3568-4191 (das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas). Também é possível conhecer mais sobre o projeto pelas redes sociais da Associação. 


Importância - A diretora presidente da Adesaf, Fernanda Gouveia, destacou a importância do projeto com o intuito de que mais pessoas possam passar pelo processo de redução de danos. Um dos objetivos é ampliar a diversidade de trabalho para que novas habilidades sejam aproveitadas. “Vamos funcionar como uma cooperativa para gerar renda para os acolhidos ressignificarem suas vidas, inicialmente com produções musicais, peças de artesanato e reformas de móveis recolhidos do lixo”. 

 

Produto final – O projeto foi financiado pela lei Aldir Blanc, que garante renda emergencial para ações e espaços culturais, e conquistada pelo produtor e colaborador Rafael Bruder. Também contou com o apoio da Adesaf, que realiza ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, cultura, empreendedorismo e primeiro emprego.

Por: Isabella Paschoal



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite