Santos - São Paulo - Brasil, 26 de julho de 2024.
24/05/2017
São Vicente recebe a campanha "Foca no Trânsito", do Detran-SP

Evento sobre conscientização foi realizado na manhã desta quarta (24)

A Prefeitura de São Vicente e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (MPST), trouxe à Cidade a campanha educativa “Foca no Trânsito”. A programação foi realizada na manhã desta quarta-feira (24), no cruzamento das ruas Tibiriçá e Rua Frei Gaspar, Centro.

A campanha busca conscientizar os motoristas sobre uma estatística alarmante: 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração, segundo levantamento realizado pelo Infosiga SP, banco de dados do MPST. Para fazer o alerta, foram distribuídos panfletos com orientações a motoristas. Estavam presentes o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, o presidente do Detran de São Paulo, Maxwell Borges, e o deputado estadual Caio França.

O prefeito ressalta a importância da conscientização para o Município. “Com isso, iniciamos na Cidade um processo de educação no trânsito, onde nós vamos prevenir muitos acidentes. Essa campanha Foca no Trânsito é muito positiva, a cidade ganha muito com isso e nós fizemos questão de participar junto com o Detran”.

Como o trânsito exige total atenção de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, não por acaso, a mascote da campanha é uma foca. Segundo Maxwell Borges, a ideia da campanha surgiu de um famoso meme (viral de internet) nas redes sociais. O objetivo é chamar a atenção do público de maneira mais leve para um assunto de tamanha seriedade. Um ”homem-foca” circulava pelo trânsito interagindo com motoristas, motociclistas e pedestres.

Foca no Trânsito – A ação é realizada em todo o Estado e faz parte do Maio Amarelo, o mês internacional de segurança no trânsito. A campanha alerta sobre  atitudes simples que podem evitar graves falhas humanas, como: respeitar os limites de velocidade, evitar o uso de celular enquanto está no volante, usar o cinto de segurança (inclusive no banco de trás) e não dirigir embriagado. Não apenas os motoristas, mas também os motociclistas e pedestres.