Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
11/02/2021
São Vicente antecipa vacinação de idosos a partir de 85 anos
A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) antecipou, para esta sexta-feira (12), a vacinação para idosos de 85 a 89 anos. Essa medida segue o cronograma do governo do Estado e deve imunizar 1.978 idosos na Cidade.

Os 26 equipamentos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) disponibilizam a vacina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. Além desses postos, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Subprefeitura seguem como pontos exclusivos para idosos. O FSS fica na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular). Já a Subprefeitura fica na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental).

Para agilizar o processo de imunização contra a Covid-19 dos idosos e garantir ainda mais conforto para esta população, a Sesau segue com o atendimento em sistema drive-thru no FSS e na Subprefeitura.  O idoso recebe a dose da vacina com a comodidade de não precisar sair do veículo. O horário de funcionamento do drive-thru é das 9 às 15h30.

É importante destacar que todos que aguardarem para receber a dose do imunizante devem respeitar os protocolos de higiene recomendados pelos órgãos sanitários, como o distanciamento e uso obrigatório de máscara.

A Sesau ainda solicita que o público-alvo desta próxima etapa faça um pré-cadastro no site Vacivida, por meio do link https://vacinaja.sp.gov.br/. Não é obrigatório o registro, mas essencial para agilizar o atendimento.

Vacinação – São Vicente deu início à vacinação dos idosos na última segunda-feira (8), imunizando o público-alvo acima de 90 anos e profissionais da saúde ativos e autônomos que comprovem atuação em espaços e estabelecimentos de saúde.
Em São Vicente, desde o início da vacinação, em 20 de janeiro, até quarta-feira (10), 5.032 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19. Deste número, 568 idosos com idades a partir de 90 anos, 364 idosos de instituições e 4.056 profissionais da saúde e 44 indígenas receberam a dose das vacinas CoronaVac e Oxford.
Idosos com mais de 90 anos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados, devem procurar um dos postos para receber a imunização.

Documentos - Durante o atendimento, os idosos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já os trabalhadores da saúde têm que estar ativos e comprovar que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteira do Conselho e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (holerite, contrato ou carteira de trabalho. Para autônomos, apresentar alvará do estabelecimento.

Por: Nícolas Pedrosa