Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
25/02/2021
Recuperação financeira do Município depende da conscientização de todos
Na manhã desta quinta-feira (25), o secretário da Fazenda (Sefaz) de São Vicente, Rodolfo Amaral, realizou uma apresentação para chefes de gabinetes, funcionários comissionados e profissionais em geral, de todas as secretarias municipais. O objetivo foi apresentar o raio-x das finanças da Cidade e, desse modo, engajar os profissionais na missão de cortar gastos e contribuir para a reestruturação econômica do Município.

Amaral atendeu a um convite da secretária de Planejamento e Assuntos Metropolitanos (Seplan), Talita Correa Santos, que destacou a importância das equipes técnicas estarem envolvidas nesse processo de enfrentamento da situação financeira, que é difícil. “Não basta somente os secretários entenderem a realidade, mas é fundamental o trabalho em conjunto, principalmente desse pessoal que está na ponta, de olho no orçamento, para que eles avaliem o que pode ser ajustado”, explicou Talita.

De forma bastante transparente, o secretário Rodolfo Amaral apresentou os relatórios financeiros de São Vicente que apontam para uma dívida total de R$ 683,5 milhões, pressionada principalmente pelos restos a pagar, com vencimento em curto prazo. “Equacionar essa dívida não é uma tarefa fácil, deve demorar mais de um ano, mas temos que começar pela lição de casa, que é reduzir os custos mensais dentro da própria Prefeitura, com ações simples do dia a dia, como economizar energia elétrica, por exemplo”, disse o secretário.

Embora o momento seja delicado, Rodolfo Amaral mostrou otimismo ao falar que a situação pode ser revertida, citando que São Vicente tem o maior potencial de investimento entre todas as cidades da Baixada Santista, em razão da sua Área Continental, ainda pouco aproveitada.

A análise financeira do Município já foi apresentada oficialmente para todos os secretários e também aos vereadores, durante uma audiência pública na Câmara Municipal.