Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 15 de junho de 2024.
26/02/2021
NOTÍCIAS
TAC permite que animais sejam reinseridos em local de origem
O problema do abandono de animais ainda é de difícil solução e depende da conscientização de todos. Atualmente, o Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) abriga 30 animais, entre cães e gatos, adultos e filhotes, disponíveis para adoção.

No entanto, os mais velhos ou que têm alguma deficiência enfrentam grande rejeição das pessoas e maior dificuldade para conseguirem um novo lar, pois, infelizmente, muita gente ainda prefere cães filhotes e de pequeno porte. Com isso, os cães que já vivem nas ruas, os chamados cães comunitários, acabam, muitas vezes, voltando ao local de origem, por não surgir ninguém que queira adotá-los.

Muitas pessoas desconhecem que essa é uma prática prevista no Termo de Ajustamento de Conduta firmado em fevereiro de 2002, entre a Prefeitura, Promotoria de Justiça e União Protetora dos Animais. Mas, antes de serem devolvidos à comunidade, os animais passam por uma criteriosa avaliação. Segundo a responsável técnica do Dezoon, Christianne Maria Gomes Taques Fonseca Vianna, “neste TAC é compreendida a informação de que os animais apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses passam por avaliação veterinária e são submetidos ao tratamento necessário. Assim que tiverem em condições adequadas, eles são castrados, vacinados, vermifugados, recebem um microchip e ficam disponíveis para adoção no departamento”.
 
Christianne esclarece que, caso eles não sejam doados, eles são reinseridos na comunidade local, de origem deles, e voltam a ser animais comunitários.

O tempo que esses animais permanecem no Dezoon depende de cada caso, porém, em média, são 15 dias.

Vídeo – Recentemente, circulou pelas redes sociais um vídeo que mostrava o veículo do Dezoon deixando um cachorro em seu local de origem, gerando revolta nos moradores. Os funcionários foram ameaçados e ficaram receosos de sair para realizar o serviço, em razão do desconhecimento que a população tem de que esta prática está amparada por lei.

Adoção - Quem pretende adotar um amigo canino ou felino pode comparecer ao Dezoon (Rua: Catalão, 530 – Vila Voturuá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. É preciso levar documento de identificação e comprovante de residência.

Castração - Além do serviço de atendimento veterinário, o departamento conta com castrações toda última terça-feira do mês. Ao todo, são 600 castrações no Dezoon e 120 no Castramóvel.

Agenda Castramóvel:
03/03 - Vila Margarida
10/03 – Jardim Rio Branco, na Área Continental
17/03 - Cidade Náutica
24/03 - Humaitá, na Área Continental
31/03 – México 70/Vila Margarida.

O atendimento é realizado por ordem de chegada.

Informações: (13) 3561-16-04.
 
Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite