Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
03/03/2021
Ala Covid é entregue no Hospital São José
No momento mais grave da pandemia da Covid-19 no País, o município de São Vicente ganhou hoje uma ala de internação que vai ajudar a tratar e acomodar melhor os pacientes que enfrentam a doença. O espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (03), no Hospital São José (HSJ), no Centro. A solenidade contou com a presença do prefeito Kayo Amado e autoridades. “Foi um trabalho árduo de gestão. Pedi à secretaria de Saúde que analisasse todos os contratos para ver o que podíamos melhorar. Gastamos muito com a saúde, mas ainda é insuficiente”, comentou o prefeito.

De acordo com Kayo, a Prefeitura pagava por um espaço que não era utilizado e, com o mesmo custo, foi possível estruturar a ala Covid entregue agora. O local ganhou ar-condicionado, camas automatizadas e todos os equipamentos necessários.

A ala, que funciona 24 horas, conta com nove leitos de UTI e dez de enfermaria. Ao todo, 91 profissionais atuarão no local, trabalhando em escala 12x36.
“Esses pacientes continuarão a receber o primeiro atendimento no Hospital Municipal e, havendo necessidade, através de avaliação médica, eles serão transferidos de ambulância para essa nova ala aqui no Hospital São José”, explica a secretária de Saúde, Michelle Santos.

A secretária também ressalta a importância dessa realocação. “Estamos buscando uma melhoria de fluxo dentro do Hospital Municipal. A ala que atendia pacientes com a Covid-19, será usada agora para atendimento de ortopedia, com casos de cirurgia ou pós-operatório”, detalha.

Para a vice-prefeita, Sandra Conti, é motivo de alegria essa inauguração. “Desde o primeiro dia da atual administração, temos vistoriado os hospitais e prontos-socorros e logo identificamos o problema da superlotação e a necessidade de retirar a ala Covid do Hospital Municipal. Graças ao planejamento, hoje concretizamos essa nova ala”, comemora.

Por Carmen Doria