Ambulatório Antitabagismo completa um ano com 70 atendimentos

Equipamento iniciou atividades em 29 de agosto de 2017, Dia Nacional de Combate ao Fumo

Compartilhe!

Curtir
Equipamento iniciou atividades em 29 de agosto de 2017, Dia Nacional de Combate ao Fumo
 
Inaugurado em 2017, o Ambulatório Antitabagismo de São Vicente completa um ano de atividades nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo. O serviço funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Avenida Antonio Emmerich, 509. Primeiro equipamento do gênero no Município, o local atendeu cerca de 70 pessoas no período.

O espaço é destinado a fumantes que desejam interromper o vício através de um tratamento que dura em média três meses. O programa é gratuito e inclui acompanhamento psicológico, medicamentos e rodas de conversa para informar aos participantes os males da prática. Esses encontros são realizados semanalmente, com grupos de no mínimo 15 pessoas cada e duração de 1h30.

 “A ansiedade é um grande obstáculo para deixar de fumar. Diante de problemas pessoais ou profissionais, o dependente recorre ao cigarro como uma fuga”, afirma a coordenadora do programa antitabagismo, enfermeira Daniele Martins.

De acordo com a médica Ana Lúcia Passarelli, da Atenção Básica, quase 80% das pessoas que começam a fumar são menores de 18 anos. “Nós percebemos que havia uma lacuna que precisava ser preenchida na Cidade”, destaca.

Regina Helena do Carmo Moura, 66 anos, enquadra-se nesse grupo: deu a primeira tragada aos 15 anos e fumou por mais de cinco décadas. Ela conta que tentou parar várias vezes, mas só conseguiu este ano, ao buscar o programa da Secretaria de Saúde (Sesau). O processo foi difícil, chegando a ter crise de nervos. “Nunca tinha ficado um dia sequer sem fumar. Acordava de manhã e acendia um cigarro, muito antes de tomar café. Era um maço por dia. Tem que ter força de vontade para aceitar a ajuda”.

DATA - O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal 7488, de 1986, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso do tabaco para a saúde.