Equipamento iniciou atividades em 29 de agosto de 2017, Dia Nacional de Combate ao Fumo
Inaugurado em 2017, o Ambulatório Antitabagismo de São Vicente completa um ano de atividades nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo. O serviço funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, na Avenida Antonio Emmerich, 509. Primeiro equipamento do gênero no Município, o local atendeu cerca de 70 pessoas no período.
O espaço é destinado a fumantes que desejam interromper o vício através de um tratamento que dura em média três meses. O programa é gratuito e inclui acompanhamento psicológico, medicamentos e rodas de conversa para informar aos participantes os males da prática. Esses encontros são realizados semanalmente, com grupos de no mínimo 15 pessoas cada e duração de 1h30.
“A ansiedade é um grande obstáculo para deixar de fumar. Diante de problemas pessoais ou profissionais, o dependente recorre ao cigarro como uma fuga”, afirma a coordenadora do programa antitabagismo, enfermeira Daniele Martins.
De acordo com a médica Ana Lúcia Passarelli, da Atenção Básica, quase 80% das pessoas que começam a fumar são menores de 18 anos. “Nós percebemos que havia uma lacuna que precisava ser preenchida na Cidade”, destaca.
Regina Helena do Carmo Moura, 66 anos, enquadra-se nesse grupo: deu a primeira tragada aos 15 anos e fumou por mais de cinco décadas. Ela conta que tentou parar várias vezes, mas só conseguiu este ano, ao buscar o programa da Secretaria de Saúde (Sesau). O processo foi difícil, chegando a ter crise de nervos. “Nunca tinha ficado um dia sequer sem fumar. Acordava de manhã e acendia um cigarro, muito antes de tomar café. Era um maço por dia. Tem que ter força de vontade para aceitar a ajuda”.
DATA - O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei Federal 7488, de 1986, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso do tabaco para a saúde.