Escolas municipais dão show no concurso ''Quadrilha Junina Estudantil'' 2019

EMEIEF Mauro Aparecido de Godoy foi campeã na categoria Anos Iniciais. Já a EMEF Mário Covas Júnior levou bicampeonato de 6° ao 9° ano

Compartilhe!

3 curtiram
 
 
Um dos elementos mais tradicionais da Cultura Nacional foi reverenciado neste sábado (29), com muito entusiasmo, charme, criatividade e dedicação. Em dia de Sol forte, apesar do Inverno, a quadra do Esporte Clube Beira Mar, no Japuí, foi o palco para as apresentações do 2º Concurso de Quadrilhas Juninas Estudantis de São Vicente.
 
E se no ar o cheiro das comidas típicas era um convite para saborear quitutes juninos, na plateia, o público assistiu às apresentações com o olhar fixo nas roupas, nas danças e nas apresentações coreografadas e transformadas em espetáculo. Valia troféu. Por isso, alunos e professores das escolas públicas municipais vicentinas não mediram esforços.
 
Ao final das apresentações, festa para os alunos da EMEIEF Mauro Aparecido de Godoy, campeões na categoria Anos Iniciais (1° ao 5° ano) e da EMEF Mário Covas Júnior, que garantiram o bicampeonato na categoria Anos Finais (6° ao 9° ano).
 
Ainda na categoria Anos Iniciais, a EMEF Jorge Bierrenbach Senra ficou com o vice-campeonato, sendo seguida por EMEF Ercília Nogueira Cobra (3ª) e EMEF Raquel de Castro Ferreira (4ª). Na disputa Anos Finais, a vice-campeã foi a EMEF Jorge Bierrenbach Senra, seguida por EMEF Carolina Dantas (3ª), EMEF Laura Filgueiras (4ª) e EMEF Armindo Ramos (5ª).
 
“Essa é a primeira vez que participo da disputa. Estou ansioso para iniciar minha apresentação”, comentou o aluno Gabriel Fernando, 10 anos, da EMEF Jorge Bierrenbach Senra. Da mesma escola, Maria Eloísa, 13 anos, estava feliz em poder representar o seu colégio. “Estamos representando nossa escola em um evento que é muito importante, pois abre espaço para a Cultura Brasileira”, lembrou.
 
Para a secretária de Educação de São Vicente, professora Eugênia Marcondes, a realização do Concurso de Quadrilhas Juninas Estudantis fortalece a Cultura vicentina e Nacional. “Nossos alunos e professores estão fortalecendo a manutenção de uma tradição que é forte em São Vicente (disputa de quadrilhas juninas) e que é um dos principais elementos da Cultura do Brasil. Dançar quadrilha junina é valorizar a história do nosso povo”, destacou.
 
Representando o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade vicentino, Paula Gouvêa, enalteceu o trabalho das escolas. “Todos vocês estão de parabéns pela dedicação e empenho em realizar este evento. É gratificante assistir às apresentações, que valorizam nossa Cultura”, parabenizou.
 
Show – Antes de se iniciarem as apresentações das escolas inscritas no concurso, o público teve uma prévia do que viria pela frente. De forma irreverente, a Quadrilha Maluca, formada por alunos do Projeto Semiprofissionalizante Especial 1, que atende a alunos de inclusão na Escola Municipal União Cívica Feminina, deu uma aula de criatividade ao misturar a tradicional quadrilha junina com o Funk e o Sertanejo. O resultado, foram aplausos entusiasmados do público.
Na sequência, o Grupo Andy e Angel mostrou o por quê de São Vicente ser considerada a Capital paulista da Dança de Quadrilha Junina. Com muita elegância e fôlego, o grupo deu um show, transformando a apresentação em um espetáculo teatral. E para fechar o evento, o Grupo Paixão Caiçara, considerado um dos principais do Estado de São Paulo, confirmou o posto vicentino de melhor na arte de festejar a tradição junina. Deu show, encantou e fechou o evento sob aplausos de todos.

Álbum de Fotos