#1 Dia do Escritor - Vânia Andrade estará na Bienal Internacional do Livro

Professora da rede municipal escreveu três livros para o público infantil - um deles traduzido para o inglês

4 curtiram
O papel de um livro pode ser o de informar, divertir, assustar, elevar a autoestima, apresentar mundos paralelos entre tantas outras possibilidades. Responsável por mexer com a imaginação das pessoas, o escritor tem uma data comemorativa específica no Brasil. O dia 25 de julho foi instituído como o Dia Nacional do Escritor em 1960, com a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, numa iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE).

Em São Vicente, professores e professoras da rede municipal têm motivos para festejar, com histórias publicadas para todas as idades. Afinal, é comum que a leitura de livros seja apresentada à criança no ambiente escolar - e quanto mais cedo, melhor.
Nesta primeira reportagem da série que segue até terça-feira (25), vamos conhecer uma autora que em setembro estará na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a pedagoga Vânia Andrade..

Desde 2008 lecionando (os dez últimos na rede municipal), a pedagoga Vania Andrade  já escreveu três livros: “Árvore do Sucesso”, que fala de sonhos e realizações, é um livro que agrada o público adulto e infantil; o Botão da Alegria (The Happiness Button, na versão em inglês) é uma aventura maravilhosa que fala de escolhas, decisões, sentimentos; e o Cofre Lelecão que instiga o cuidado com a educação financeira desde cedo de forma descontraída e inspiradora.

A ideia de escrever um livro começou a ganhar forma em 2019, durante um projeto de leitura e escrita em parceria com a Estante Mágica, com alunos da UE Raul Rocha do Amaral (Quarentenário). “A história da Árvore do Sucesso foi escrita como forma de incentivo aos alunos”, conta Vânia, completando que de imediato a ideia era manter apenas como um trabalho restrito ao âmbito escolar. “Um ano depois, veio a decisão de publicar”.

Os desafios não param, e Vânia confirmou presença na Bienal Internacional do Livro, que acontece no Rio de Janeiro de 02 a 10 de setembro.
Currículo - Casada e mãe do Bernard, Vânia cursou Pedagogia e Artes Visuais na Baixada Santista. Em março foi agraciada com uma moção de agradecimentos e aplausos, concedida pela Câmara Municipal de sua cidade natal, Heliópolis (BA). A homenagem partiu do vereador Igor Leonardo Sousa Santos, “pelas produções literárias desenvolvidas e publicadas e pelo auxílio educacional em termos de leitura e escrita às crianças do nosso país”. Em sua justificativa, o autor da propositura destacou que “a educação é um dos pilares mais importantes de uma sociedade e a leitura está extremamente vinculada a esta base sólida que é a educação”.

Por - Renato Pirauá

Álbum de Fotos