#1 Garra Vicentina: Aulas de defesa pessoal aumentam segurança e autoestima das mulheres

Modalidade é gratuita, com realização no Centro Esportivo Bitarú às sextas-feiras

Compartilhe!

Curtir
Todos os dias as mulheres estão propensas a sofrerem agressões dentro e fora de casa, basta ser mulher. Saber como agir nestas situações de perigo, foi um dos motivos que levou mulheres a procurarem aulas de defesa pessoal em São Vicente. 
 
Nas aulas, as mulheres são treinadas a se defenderem de ataques cotidianos, como socos, tapas, enforcamentos, entre outras agressões. Golpes de artes marciais são adaptados para realizar a autodefesa.
 
A professora de Karatê, Kelly Barbosa, agora aluna das aulas de defesa pessoal, conta que notou diferença desde as primeiras aulas. “Me sinto mais confiante. Até minha postura ao andar na rua melhorou. Além de melhorar o condicionamento físico, por ser um esporte”. 
 
Muitas delas, infelizmente, buscam as aulas após já terem sofrido agressões. “Sofrer violência doméstica me fez vir buscar o conhecimento dessas novas técnicas. Hoje, eu fico muito mais atenta em qualquer situação, e mais confiante em saber como reagir”, conta a professora.
 
O objetivo da modalidade é apenas utilizar as técnicas para proteção em situações adversas. “A gente não quer usar, mas nunca vamos saber quando precisaremos. Por isso é importante estar preparada sempre”, aconselha Kelly.
 
Meninas mais novas também participam das aulas e não ficam para trás nos golpes. “Eu sempre gostei de artes marciais e aprender a me defender fez parte disso. Foi muito bom. Como sou mais nova, ainda não precisei colocar em pratica, mas já sei que estarei preparada caso precise”, conta Mariah Melo, aluna de 12 anos.
 
A defesa pessoal serve como uma ação de imediato, mas, vale ressaltar que diante de qualquer sinal de violência, é necessário buscar ajuda. 
 
As aulas acontecem às sextas-feiras das 15h às 16h. Ainda restam 10 vagas abertas. Para se matricular, basta comparecer no Centro Esportivo Bitarú (R. José Gonçalves Paim, 238). É necessário ter a partir de 12 anos, levar cópia do RG, comprovante de residência e foto 3x4. 
 
Caso esteja sofrendo violência doméstica, denuncie. Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher
 
Por Maria Marmo

Álbum de Fotos