No Dia Mundial da Água, não podemos esquecer daquela que fica parada

Pneus, recipientes plásticos, ralos e piscinas podem ser pontos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença

Léo Huber - SEICOM

Compartilhe!

Curtir
No dia 22 de Março é comemorado o Dia Mundial da Água, recurso natural essencial para a humanidade. Sem água, não há vida. Porém, se não tratada e armazenada de forma adequada, ela pode dar vida a um ser vivo indesejado no meio urbano: o mosquito Aedes aegypti, que traz sérios riscos à saúde de toda a população, transmitindo, além da dengue, a zika e a chikungunya. A fêmea do mosquito deposita seus ovos em locais com água parada, que se transformam em criadouros.        
               
A principal forma de combater o avanço destas doenças é a prevenção. Agentes do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais realizam visitas constantes em casas de toda a Cidade.  Os munícipes podem conferir a identidade de todos eles no site da Prefeitura de São Vicente, pelo link: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=10070.
               
Confira aqui os principais cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito:

- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigado da chuva.
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie- a completamente, não deixando poças d 'água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d 'água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em local coberto.
- Verifique se os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não estiver usando, deixe-os fechados. 
- Guarde garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos seus animais uma vez por semana.
- Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão.
- Não deixe acumular água nos bebedouros
- Mantenha os pratos dos vasos de planta sem água. Deposite terra para ajudar a drenagem.

Por Caio Mendonça

Álbum de Fotos