Contra a dengue e chikungunya, soldados realizam vistorias no Jóquei

Mais de 500 imóveis foram visitados na quarta (21) e quinta-feira (22)

Compartilhe!

Curtir
Mais de 500 imóveis foram visitados na quarta (21) e quinta-feira (22)
 
Na guerra para combater o mosquito Aedes aegypti, um efetivo do Exército do Brasil foi às ruas para auxiliar a equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) na visita casa a casa, no Jóquei Clube. Ao todo, 30 soldados do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) participaram dos Bloqueios de Controle de Criadouros (BCC), vistoriando cerca 40 quarteirões do bairro. Eles atuaram em parceria com os 30 agentes de controle de vetores, da Prefeitura de São Vicente. As ações foram promovidas na quarta (21) e quinta-feira (22).
 
Centenas de moradores receberam orientações sobre possíveis focos de água parada, onde a fêmea do mosquito põe os ovos. Também houve a entrega de panfletos informativos. No total, 551 casas foram visitadas nos dois dias.
 
Residente da Rua Mateo Bei, o militar da reserva Reinaldo Pontes, de 66 anos, falou da importância da ação. “Meu filho contraiu dengue hemorrágica e foi um grande susto. É preciso manter tudo bem limpo para evitar a água acumulada”, explicou, enquanto desobstruía uma calha no telhado do quintal.
 
O prefeito Kayo Amado acompanhou os trabalhos durante toda a manhã desta quinta-feira (22). “Precisávamos aumentar o nosso efetivo e o quartel nos auxiliou com mais braços para ajudar a combater o mosquito”.
 
Chefe do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais da Sesau (Decodove), Fábio Lopes explica que em um período de chuvas, entre 10 a 12 dias podem surgir milhares de mosquitos. O poder de transmissão é tamanho, que uma única fêmea pode contaminar de dez a 20 pessoas com o vírus. “Daí a necessidade de eliminarmos os criadouros”, salienta. “Temos um grande grupo de pessoas suscetíveis a contrair a dengue (nos tipos 1 e 2) e, principalmente, a chikungunya. Não estamos em uma situação confortável e a mobilização social é imprescindível”, explica.
 
Bloqueios de Controle de Criadouros - O BCC é uma atividade que se inicia a partir de um caso suspeito ou confirmado de dengue e consiste nas visitas dos agentes de combate às endemias aos imóveis de uma área determinada, eliminando criadouros de mosquitos e orientando os responsáveis a adotarem medidas, para evitar a proliferação deste vetor, o Aedes aegypti. O trabalho retorna na segunda-feira (26), ainda no Jóquei Clube.

Álbum de Fotos