13ª Conferência Municipal de Saúde é realizada neste sábado (29)

Evento será totalmente on-line e traz o tema: “Como melhorar o acesso à saúde?”

Compartilhe!

Curtir
Evento será totalmente on-line e traz o tema: “Como melhorar o acesso à saúde?” 

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de São Vicente começa às 9h deste sábado (29). No formato on-line, os participantes poderão discutir sobre o tema “Como melhorar o acesso à saúde?”, se baseando nas propostas que foram enviadas pelos munícipes, a partir dos assuntos definidos durante as pré-conferências. 

As salas temáticas da Conferência abordam cinco diretrizes essenciais. São elas: 

1. Garantir o acesso da população em tempo oportuno e aperfeiçoar a qualidade dos serviços de saúde; 

2. Promover o cuidado integral às pessoas em seus diferentes ciclos de vida, considerando os segmentos específicos da população; 

3. Reduzir e prevenir riscos relacionados à saúde da população por meio das ações de vigilância, promoção e prevenção; 

4.  Desenvolver políticas e ações de gestão do trabalho, educação, ciência, tecnologia e inovação em saúde; 

5. Fortalecer a Participação da Comunidade e do Controle Social na Gestão do SUS. 

A programação prevista para a 13ª Conferência Municipal de Saúde inicia com o credenciamento de delegados. Em seguida, haverá a apresentação e debate das propostas, que vão contribuir para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e suas emendas; o processo de votação; a apuração dos votos; a divulgação e apresentação dos conselheiros eleitos para o Conselho Municipal de Saúde (biênio 2022/2023).        

Durante o evento, também serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde, que é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do SUS, que faz parte da estrutura da Secretaria de Saúde. 

Os conselheiros eleitos deverão atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômico e financeiro.  Além de propor, discutir e definir questões, o conselheiro deve acompanhar a execução das decisões da política de saúde, para que haja fiscalização e controle por parte da sociedade. 

Por Maria Angélica Medeiros