ESF Sá Catarina de Moraes começa a utilizar sistema de prontuário eletrônico

Até o final do ano, todas as unidades estarão informatizadas, com os serviços integrados

Compartilhe!

2 curtiram
Até o final do ano, todas as unidades estarão informatizadas, com os serviços integrados
                                                                                 
Informatização e melhora no atendimento: essa será a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) nos próximos meses. Isso porque foi lançado, nesta quarta-feira (23), o programa NUSA, que está operacional na ESF Sá Catarina de Moraes, deixando os papeis de lado e dando início à utilização de prontuários eletrônicos.

Integrado com o sistema E-SUS, o programa centraliza todas as informações dos prontuários do paciente em um único lugar, sendo ele atendido tanto na Atenção Básica quanto em um Pronto Atendimento da Cidade. Todas as informações estarão neste sistema, monitorado 24 horas pela Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente.

Além disso, os agentes de saúde do Sá Catarina e das demais unidades receberão celulares para realizar o atendimento na casa dos munícipes, sendo possível acompanhar situação vacinal, controle dos remédios da farmácia, receituário médico e marcação de consultas. Enfim, será possível estar por dentro de toda a situação do cidadão na palma da mão.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, esteve na apresentação e se diz satisfeita com mais essa conquista para o Município. “Até dezembro, toda a rede de saúde de São Vicente será integrada a partir deste sistema, oferecendo mais agilidade nos atendimentos aos médicos e comodidade aos pacientes”, anunciou a secretária, adiantando também que a partir do mês que vem será operacionalizado o sistema de agendamento de consultas, evitando, assim, as filas na porta das unidades de saúde.

O prefeito Kayo Amado acompanhou a apresentação da plataforma e comentou sobre operacionalizar o sistema de saúde. “Vamos melhorar a Saúde, que já está ruim há duas décadas; não é um trabalho fácil. E para isso, precisa-se fortalecer a Atenção Básica, que é o braço mais importante dela”.

A diretora de Atenção Básica, Paola Bueno, explicou demais funções que este sistema trará ao Município, dentre os quais, “o faturamento de cada cidadão que utiliza o serviço, passando a ser feito automaticamente, ajudando na liberação de recursos que serão convertidos em benefícios à população que utiliza o equipamento”.

Até dezembro, além das unidades de Atenção Básica, a Atenção Especializada e Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência da Cidade irão usufruir desse sistema, integralizando os serviços e colhendo informações dos pacientes atendidos, que serão encaminhadas e armazenadas no Ministério da Saúde.
 
Programa NUSA - O sistema de prontuário eletrônico NUSA é para uso da Secretaria de Saúde, onde os médicos da rede pública conseguem cadastrar todo o atendimento realizado em consulta.

A plataforma possui ferramentas e práticas para efetuar o trabalho interno com mais facilidade e segurança em arquivamento sobre as consultas realizadas, disponibilizando funções como histórico de consultas, diagnóstico, módulo atendimento, medicação, encaminhamentos, entre outros serviços.

Todo atendimento ao paciente, desde o agendamento médico até a demanda espontânea serão registrados neste prontuário, que faz acesso a pesquisas diretas do E-SUS via CPF ou CNS, facilitando a busca de cadastro dos pacientes.
 
Todas as salas terão acesso ao sistema via desktop, realizando então os registros de atendimento. Os dados gerados serão salvos em nuvem ou em servidor interno, com acesso único e exclusivo da Secretaria de Saúde.
 
Por: Nicolas Pedrosa