Campanha Julho Amarelo alerta para prevenção da hepatite

São Vicente conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho, que acolhe e orienta pacientes sobre prevenção das hepatites virais

Compartilhe!

Curtir
São Vicente conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho, que acolhe e orienta pacientes sobre prevenção das hepatites virais 

O Julho Amarelo é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. Doenças silenciosas que atacam, principalmente, o fígado e que podem ter conseqüências graves como cirrose, câncer e levar à morte.
Em São Vicente, a campanha informa a população sobre a importância da prevenção das hepatites B e C. A partir disso, as unidades de saúde reforçam, até o dia 23 de julho, a conscientização sobre o tema, oferecendo sorologia para as infecções.  Os interessados podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próximas da sua residência para participar da campanha. 

Normalmente, o Município já oferece o teste rápido ou sorologia laboratorial para as hepatites B e C, HIV e sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho, localizado na Rua Treze de Maio, 64 – Centro. Estes exames podem ser realizados durante o ano todo, mediante a apresentação de um documento com foto. 
O diagnóstico da hepatite é muito importante para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, evitando, assim, a evolução do quadro.  Hoje, os procedimentos para cura da hepatite C são de grande eficácia, possuindo uma alta taxa de sucesso. Os pacientes que realizam o tratamento adquirem uma melhora significativa na qualidade de vida, além da diminuição do risco de transmissão da doença. 

“As hepatites virais são infecções que, na maioria das vezes, não apresentam sintomas. Quanto mais cedo o paciente descobrir, mais fácil será o tratamento. Por isso, é muito importante ter a consciência de que essas doenças existem e que há a possibilidade de realizar o teste, para poder diagnosticar precocemente e iniciar o acompanhamento médico”, explica Paula Jayme, responsável pela Coordenação de IST/AIDS/ Hepatites.

Muito mais importante do que as informações sobre os métodos de cura, é a divulgação sobre as formas de transmissão das hepatites que podem ocorrer por relação sexual sem preservativo e contato com sangue contaminado. Vale ressaltar que existe vacina contra a hepatite B nas unidades de saúde, disponível para população até os 49 anos. 

Horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho:
Segunda e terça-feira - Das 8h30 às 11h e das 13h às 15h30
Quarta-feira - Das 8h30 às 11h
Quinta e sexta-feira – Das 8h30 às 11h e das 13h às 15h30

Por Laura Lamouche