Guardas municipais de São Vicente doam sangue na Santa Casa

Esta foi a primeira de uma série de ações promovida pela GCM-SV para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e se doar ao próximo

Compartilhe!

1 curtiu
Esta foi a primeira de uma série de ações promovida pela GCM-SV para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e se doar ao próximo

A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) cumpriu uma missão especial nesta quinta-feira (22) e deslocou parte do pelotão para a Santa Casa da Misericórdia de Santos, onde 10 guardas doaram sangue.

O reflexo da pandemia e do inverno fez os números de doações caírem nos últimos meses. Por conta disso, a GCM decidiu promover uma ação coletiva, envolvendo todos os integrantes da corporação.

“Por conta da pandemia e do baixo número de doadores no inverno, decidimos prestar esse apoio ao próximo. Estamos programando para que o efetivo completo venha e realize esse ato humanizado. Esta é a primeira ação, mas pretendemos dar continuidade dentro da corporação, já que nossa missão também é ajudar as pessoas e salvar vidas”, explicou Rubens Goes, comandante em exercício da Guarda Civil Municipal de São Vicente.

Dez guardas de diversas equipes da corporação, como a GCM Ambiental, o ROMU, a ROTAM, o patrulhamento convencional e o Canil da GCM, estiveram presentes. A quantidade de guardas foi limitada para respeitar os protocolos sanitários e evitar aglomeração.

Doe você também - Neste momento, é necessário que a população tenha a conscientização de que doar sangue salva vidas. A doação de uma pessoa pode beneficiar outras quatro.
Na Santa Casa de Santos, o banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. É necessário levar apenas o RG.
Evitando aglomerações, as doações devem ser agendadas pelo telefone (13) 3202-0600 (ramal 1414). 

Confira os requisitos para doar - A doação de sangue é um ato altruísta, voluntário e não remunerado, contudo deve ser feito com muita responsabilidade. Antes de doar, o candidato vai passar por uma avaliação que tem por objetivo proteger a sua saúde e a dos pacientes que necessitam de sua contribuição para sobreviver. 
-Estar em bom estado de saúde;
-Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
-Estar alimentado (Aguardar duas horas após o almoço e uma hora após o lanche, evitando alimentos gordurosos);
-Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
-Menores (16 e 17 anos) podem doar com autorização do responsável legal.

Vacinas - O Ministério da Saúde divulgou um informe técnico atualizando os prazos de doação de sangue para as pessoas que foram imunizadas contra a Covid-19.
Coronavac - dois dias após cada dose;
AstraZeneca - Sete dias após cada dose;
Pfizer - Sete dias após cada dose;
Janssen - Sete dias após cada dose;
Sputnik V - Sete dias após cada dose;
Covaxin - dois dias após cada dose;
Vacina da moderna - Sete dias após cada dose.

Quem estiver com suspeita de Covid-19 ou tiver se recuperado recentemente, é necessário aguardar 15 dias após a manifestação dos sintomas.
Destaca-se que estas informações serão atualizadas conforme o surgimento de novas evidências científicas.

Por Rafael Henrique