Ação contra o frio ajuda 144 pessoas e traz dignidade à população em situação de rua

Além da proteção emergencial contra as baixas temperaturas, iniciativa visa a ressocialização das pessoas em situação de rua

Compartilhe!

Curtir
Além da proteção emergencial contra as baixas temperaturas, iniciativa visa a ressocialização das pessoas em situação de rua 
 
Em meio à dificuldade, surgem as grandes atitudes, e com as baixas temperaturas que chegaram nesta semana na região, São Vicente uniu esforços para acolher as pessoas em situação de rua. 
 
Nestes três primeiros dias de atendimento, foram recebidas 144 pessoas no Ginásio Dondinho, sendo 49 no primeiro dia, 35 no segundo e 60 no terceiro. Ao todo, 29 pessoas são do sexo feminino, 115 são do sexo masculino, incluindo 22 idosos e uma gestante.
 
A ajuda da população também teve grande importância. Foram 329 ligações de munícipes solicitando o apoio das equipes da Prefeitura para abordar pessoas em vulnerabilidade. No primeiro dia, foram recebidos 32 telefonemas, quantidade que subiu para 77 no segundo dia, e ainda mais no terceiro dia, com 220 contatos. 
 
O trabalho conjunto, envolvendo todas as 23 secretarias, traz perspectiva para os que acreditavam não ter mais nada. 
 
Através das tesouras e do trabalho de cabelereiros voluntários, o sorriso no rosto voltou a aparecer para muitos cidadãos abrigados no Dondinho. Alguns, há tempos, queriam um corte de cabelo especial ou uma barba bem-feita. 
 
Junto ao acompanhamento médico e psicológico, os que imaginavam ser invisíveis ganharam voz ao perceber os ouvidos sempre atentos dos servidores públicos dispostos a ajudar. 
 
Uma delas era a secretária de Planejamento e Assuntos Metropolitanos (Seplan) , Talita Correa, que contou que o público também tem recebido diversas atividades de entretenimento no local. “Organizamos rodas de capoeira e alguns tocaram violão. A Secretaria de Cultura também planeja oficinas variadas, na tentativa de reduzir um pouco a situação difícil e as adversidades que essa pessoas enfrentam", explica. 
 
As ações não param por aí. Equipes estão traçando o perfil dos interessados em retornar ao mercado de trabalho. “É um trabalho mais profundo, de entender a história dessas pessoas. Não é apenas uma questão de déficit habitacional, vai muito além disso. Estamos envolvendo as secretarias de Saúde, da Assistência Social, Esporte, Cultura e muitos outros setores”, esclarece Talita. 
 
Com a doação de roupas, agasalhos e cobertores, entrega de alimentos quentinhos (mais de 350 marmitas), um teto para protegê-los e muito amor ao próximo, a ação contra o frio aumenta e deixa de ser apenas uma fase de apoio, ao trazer o mínimo que qualquer ser humano necessita nos dias atuais. 
 
No abrigo emergencial instalado no ginásio Dondinho, as equipes da Prefeitura conseguem, através de um diálogo humanizado, orientar os abrigados, fazer o cadastro de cada pessoa em situação de rua e encaminhá-los aos abrigos municipais, sempre deixando prevalecer a vontade pessoal de cada um deles. 
 
“Não é só sobre acolher do frio. É sobre ouvir, entender, aprender e aí sim ajudar. Estamos ouvindo um a um, conhecendo melhor suas vidas e suas necessidades. Só assim conseguiremos oferecer o que eles mais precisam: a oportunidade de sair das ruas”, afirma o prefeito Kayo Amado, que tem visitado constantemente o abrigo emergencial e acompanhado de perto a ação integrada. 
 
Por enquanto, a iniciativa não tem data para acabar e seguirá enquanto as temperaturas estiverem baixas. 
 
A ideia da mobilização é a reintegração desse público à sociedade. É importante ressaltar que o papel dos munícipes também é fundamental nesta situação, como vimos anteriormente. Confira como você pode ajudar: 
 
Plantão ação contra o frio 
 
Se algum morador encontrar alguém em situação de vulnerabilidade nas ruas, deve entrar em contato com o Plantão da Secretaria de Assistência Social (Seas) pelo telefone (13) 99782-2158 ou também pelo Whatsapp (13) 3467-9301. 
 
Doação 
 
São aceitas doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, agasalhos, cobertores, meias, gorros, cachecol, etc. 
 
Pontos de doação 
 
Ginásio Poliesportivo Dondinho - Travessa do Parque, 1000 - Catiapoã
Fundo Social de Solidariedade - Rua Benedito Calixto, 205 - Centro
Subprefeitura - Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco
Centro POP - Avenida Capitão Mor de Aguiar, 436 - Centro. 
 
Funcionamento 
 
- Das 19h às 08 horas, a equipe de abordagem social percorre as ruas ofertando os serviços. Em paralelo, uma equipe da Assistência Social, aliada a voluntários, permanece no ginásio Dondinho para receber e acomodar as pessoas em situação de rua. 
 
- O Centro Pop funciona todos os dias, das 7h às 19 horas, para dar continuidade aos atendimentos. 
 
- Equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) realiza os atendimentos ambulatoriais primários no Centro Pop. 
 
Por Henrique Miguel

Álbum de Fotos