Dia Nacional do Trânsito: sua responsabilidade pode salvar vidas

Data é comemorada neste sábado (25); Prefeitura realiza ações de conscientização e produz vídeo sobre o tema

Compartilhe!

Curtir
Data é comemorada neste sábado (25); Prefeitura realiza ações de conscientização e produz vídeo sobre o tema
 
Em 23 de setembro de 1997, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que oficializou o dia 25 de Setembro como 'Dia Nacional do Trânsito'.
 
A data traz diversas reflexões. Afinal, vale a pena colocar a sua vida e a do próximo em risco, apenas para 'ganhar tempo'? E dirigir sob o efeito de álcool? O que pode parecer vantajoso, no futuro, possivelmente, trará grande prejuízo. Zelar pelo trânsito consiste em cuidar de si próprio e das demais pessoas. 
 
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), segue trabalhando em prol da segurança nas vias públicas. Nestes últimos dias, em especial, os agentes promovem diversas ações de combate à irresponsabilidade no trânsito. 

No domingo (19), os profissionais entraram em ação no Festival da Primavera, na Praça da Biquinha. A equipe montou um pequeno circuito para que os munícipes executassem tarefas simples, utilizando óculos ‘Drunk Buster’, que simulam sintomas de embriaguez, distorcendo a visão e reduzindo os reflexos. O objetivo foi conscientizar o cidadão sobre a importância de estar sóbrio nos momentos em que conduz algum veículo.
 
Na terça-feira (21), em alusão ao ‘Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD)', os agentes ocuparam na Praça Barão do Rio Branco as vagas de estacionamento com cadeiras de rodas e andadores. A intenção foi ‘inverter a situação’, mostrando o quanto ocupar uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos pode ser prejudicial. 

Dando sequência à programação da semana, a Setrans, integrada à Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom), preparou um vídeo para esclarecer uma dúvida recorrente entre os munícipes: em quais situações é permitido estacionar ou parar para embarque e desembarque? A produção apresenta uma situação dessas, mostrando uma motorista de aplicativo pedindo orientações a um agente de trânsito, que prontamente dá os esclarecimentos. 

                                                      
 

 
O vídeo está disponível no Facebook e Instagram pelos seguintes links:
 
Facebook: https://www.facebook.com/watch/?v=800140981381783
Instagram: https://www.instagram.com/tv/CUQKfV5gAcY/?utm_medium=copy_link


Coordenador de Educação Para o Trânsito, Paulo Farat Junior dá como exemplo a frente do shopping Brisamar.  “No local, houve uma adequação da sinalização para a placa mais correta, sendo que a R6-A proíbe o estacionamento, mas permite a parada, que justamente é o tempo necessário para embarque e desembarque”, esclarece Farat Junior. 
 
Além disso, a Setrans segue percorrendo diversos pontos do Município com dicas e orientações. A intenção nestes dias, na verdade, não tem como meta punir ninguém. Mas evidenciar fatos que ocorrem no cotidiano, para que todos possam perceber a importância do respeito às normas de trânsito. 

Campanhas contínuas - É importante ressaltar que as iniciativas de conscientização não começaram agora. No mês de maio, diversas atividades foram promovidas, fomentando a campanha 'Maio Amarelo', que buscou expandir diversas ações educativas, em prol da segurança nas vias públicas. Os agentes percorreram o Município intensamente, da região Insular à Área Continental, buscando atender toda a população. Na ocasião, a Setrans se baseou em dados, frases e dicas para orientar o vicentino.
 
E não parou por aí. Em junho, uma demanda antiga da população foi atendida. A Prefeitura adotou a colocação de semáforos no cruzamento entre a Avenida Antônio Emmerich e a Rua Vereador Diego Pires de Campos. Mesmo com a presença de radar no local, a segurança necessária não estava sendo atendida, já que muitos acidentes ainda eram registrados no trecho. A medida foi amplamente aprovada pelos vicentinos. 


                                                  



                                                   
 
O secretário de Trânsito, Alexandre Martins, conta que ainda vão rolar várias outras ações e melhorias. “As ações de educação precisaram parar, em virtude da pandemia. Agora, estamos voltando a todo vapor, e é só o começo. Ainda vai vir muito mais. Além disso, as atividades do dia a dia não param. Estamos em busca de oferecer ao munícipe, cada vez mais, um trânsito seguro”, afirma. 
 
Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos