Prefeito Kayo Amado visita prefeito de Mérida e dará palestra em congresso no México

Chefe do executivo vicentino integra delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa do Smart City Expo Latam Congress 2021

Compartilhe!

1 curtiu
Chefe do executivo vicentino integra delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa do Smart City Expo Latam Congress 2021

Nesta segunda-feira (4), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se encontrou com o prefeito da cidade de Mérida, capital de Yucatán, no México, Renán Concha. Também estiveram presentes o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira e de Ribeirão das Neves (MG), Junynho Martins. Eles fazem parte da delegação brasileira da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa do Smart City Expo Latam Congress 2021, congresso que reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas, com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções para um melhor planejamento urbano. 

Durante a visita ao prefeito de Mérida, Kayo Amado apresentou a cidade de São Vicente, destacando sua história, suas principais pautas para o desenvolvimento econômico e turístico do Município e potenciais áreas para investimento.

A curiosidade desse encontro ficou por conta das características históricas que aproximam as duas cidades. Enquanto São Vicente foi fundada em 1532, Mérida foi fundada em 1542, apenas dez anos depois. Embora cada uma tenha sua história particular e cultura, ambas são cidades antigas e que compartilham desafios semelhantes.

Renán Concha, prefeito de Mérida, se mostrou bastante empolgado com essa similaridade e propôs a construção de um possível vínculo de cidades irmãs entre São Vicente e a cidade mexicana, possibilitando o compartilhamento de experiências em diversas áreas.

Na ocasião, também estiveram presentes autoridades da área de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Mérida, que apresentaram aos prefeitos brasileiros um projeto de internet gratuita, via wi-fi, em espaços públicos da cidade. Essas autoridades mexicanas mostraram interesse em visitar São Vicente, a fim de compartilhar as boas práticas aplicadas.

Kayo Amado e os demais integrantes da FNP viram de perto os avanços do setor gastronômico de Mérida, incluindo uma rua totalmente voltada ao setor, que fez com que a cidade mexicana fosse reconhecida pela UNESCO como cidade criativa no campo da gastronomia.

A segunda-feira (4) terminou com visita da delegação brasileira ao Instituto de Planejamento, onde foi possível conhecer um amplo trabalho de desenvolvimento urbano com foco nas pessoas. Esse projeto inclui a revitalização de praças e espaços em que os munícipes têm importante participação, ajudando a escolher os equipamentos que compõem estes locais.

Palestra  
Às 16h30 desta terça-feira (5), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, dará uma palestra no Smart City Expo Latam Congress 2021, em que abordará os projetos de revitalização e reocupação de espaços degradados, dando como exemplo a Praça 22 de Janeiro, que recebe o Festival da Primavera até o dia 17 de outubro, e da área no Catiapoã, próximo às ruas Lions Club e João Batista Robortela, que recebeu amplo trabalho de zeladoria, com instalação de praça com brinquedos para as crianças do bairro.

Por Peterson Gobetti