‘Entre Elas’ promove doação de absorventes e bate-papo sobre saúde da mulher em escola

EMEIEF Saulo de Castro recebeu profissionais de saúde, secretária de Educação, Nivea Marsili e a presidente do Fundo Social, Thaynã Carneiro; alunas puderam tirar dúvidas sobre a menstruação

Compartilhe!

Curtir
EMEIF Saulo de Castro recebeu profissionais de saúde, secretária de Educação, Nivea Marsili e a presidente do Fundo Social, Thaynã Carneiro; alunas puderam tirar dúvidas sobre a menstruação 
 
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) promoveu, nesta sexta-feira (22), um encontro com as Secretarias de Saúde (Sesau), Assistência Social (Seas) e Educação (Seduc), para passar às alunas da rede pública de ensino um melhor conhecimento sobre a saúde da mulher. 
 
O bate papo faz parte do projeto Entre Elas, que visa o combate à pobreza menstrual no Município, e que virou lei em São Vicente. A iniciativa já arrecadou mais de 2 mil pacotes de absorventes íntimos femininos, para serem distribuídos para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, principalmente dentro das escolas.
 
Além de ajudar com a entrega dos absorventes, é preciso falar abertamente sobre o tema. Por isso, a escola municipal Saulo de Tarso recebeu profissionais das secretarias envolvidas no projeto para um bate-papo cheio de informações necessárias sobre a saúde da mulher e sobre o processo que envolve a menstruação. 
 
Cerca de 50 adolescentes puderam conversar e tirar dúvidas sobre o assunto. 
 
Quem abriu o bate-papo foi a presidente do Fundo Social, Thaynã Carneiro, que deixou as participantes confortáveis para fazer perguntas e pedir ajuda. “Pensamos nesse projeto para as meninas, pois todas nós passamos pelo que elas estão passando. Elas precisam passar pelo processo da primeira menstruação ou dos primeiros ciclos de uma forma segura, e se sentir acolhidas. Trouxemos diversas mulheres aqui para tratarem esse tema com as meninas.” 
 
Ao longo do encontro, profissionais da saúde e uma assistente social explicaram para as alunas como funciona a menstruação, qual a importância de manter uma higiene adequada, quais as mudanças que o corpo enfrenta nessa fase e vários outros tópicos que surgiram conforme as dúvidas eram levantadas. 
 
Após a saúde íntima ter sido explicada, a psicóloga da rede municipal, Magali Hemvo, conversou um pouco sobre o que as meninas precisam trabalhar na mente ao passar por esse processo, que é para a vida toda da mulher. “Hoje, apesar de elas poderem falar mais abertamente sobre menstruação, ainda existe um tabu a ser quebrado na nossa sociedade. A menstruação é um evento que acontece na vida da menina. Ela começa a mudar o seu corpo físico, sensações que ela tem e começa a entrar em um período de transformação, que é acompanhado de muitas dúvidas e questões que precisam ser faladas. Quando podemos verbalizar, podemos entender melhor como lidar com a situação.” 
 
Para finalizar o bate-papo, a secretária de Educação, Nivea Marsili, iniciou uma reflexão com as meninas e adolescentes sobre escolhas e caminhos. “Quando abrimos essas rodas, desejamos que, ao saírem, vocês pensem em outros assuntos também. Que façam escolhas como mulheres, aceitem seus corpos e acabem com o tabu que existe dentro e fora de casa. Quebrem paradigmas, sigam o caminho que vocês quiserem.” ]
 
Outras escolas da rede municipal também irão receber a entrega e o bate-papo. Então, as doações de absorventes não podem parar, e podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade (Rua Benedito Calixto, 205 – Centro).
 
Por Manoela Lopes

Álbum de Fotos