''Agora é com eles'' puberdade, machismo e saúde são alguns dos temas abordados no 1º encontro

Alunos do 8º e 9º anos da EMEI Duque de Caxias esclarecem dúvidas com especialistas na tarde desta quarta-feira (6)

Compartilhe!

2 curtiram
A primeira escola a receber o projeto ‘Agora é com eles’ foi a EMEI Duque de Caxias, no Jardim Guaçu, na tarde desta quarta-feira (6). Alunos do 8º e 9º anos participaram de uma roda de conversa com médico, assistente social e Coordenadoria da Juventude e Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher para debater assuntos como protagonismo, puberdade, violência doméstica, machismo e saúde do homem. 
 
“Ano passado começamos o projeto piloto ‘Entre elas’, percorrendo 18 escolas para levar absorventes femininos e palestras para as alunas. Visto o sucesso que teve, nós pensamos em trazer para os meninos também”, explicou a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Thaynã Carneiro.
 
A vice-prefeita Sandra Conti contou a importância de existir um canal de diálogo em que os meninos possam tirar dúvidas. “Nós, enquanto poder público, estamos podendo suprir uma possível carência familiar causada pela falta de tempo ou orientação dos pais”. 
 
A ação é idealizada pelo Fundo Social, com parceria das secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social (Sedes) e Imprensa e Comunicação Social (Seicom). “Agora é com os meninos. Hoje é dia de falarmos de saúde, educação, cidadania e ouvir os segredos e dúvidas de vocês”, disse a secretária de Educação, Nívea Marsili, aos mais de 30 alunos participantes.
 
O Prefeito Kayo fez questão de estar presente nesta estreia. “Eu fui um menino tímido e não me sentia à vontade para conversar sobre as transformações da adolescência com os meus pais. Essa oportunidade é um momento especial, pois nós precisamos entender o nosso papel como homens para respeitar as meninas nessa fase de mudanças”.
 
Entre olhos atentos e risadas tímidas, o aluno Diego Oliveira de Moura, do 9º ano, disse que o encontro foi bom para tirar dúvidas. “Achei bem interessante, essas ações são legais para nós entendermos sobre as mudanças do nosso corpo”.
 
 
Por Isabella Paschoal
 
 
 

Álbum de Fotos