2ª edição da Gincana Sustentável Solidária encerra com 10 toneladas de resíduos coletados

Projeto premiou Escolas, Salas e Alunos com maior pontuação por meio de coleta de resíduos

3 curtiram

Com recorde em arrecadação de resíduos, a 2ª Gincana Sustentável Solidária, desenvolvida pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), encerrou mais um ciclo nesta sexta-feira (24), no Lions Clube, com a coleta de 10 toneladas de rejeitos realizada pelas Creches e Unidades Educacionais do Município, premiadas na ocasião.

O projeto promove a Educação ambiental de forma lúdica e participativa, por meio de práticas sustentáveis voltada à gestão de resíduos juntamente a coleta seletiva, reciclagem e logística dos materiais feita pela comunidade escolar. Itens que incluem lacres de latinhas, tampinhas de garrafa pet, embalagens tetra pak, óleo usado de cozinha, pilhas, baterias e eletrônicos são recolhidos nas Escolas, sendo revertidos em pontos.

Além disso, a proposta enfatiza a importância de cumprir as metas da Agenda 2030, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em meio ao Plano de Ação Global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a fim de contribuir para um mundo melhor para todos os povos e nações. Destacam-se as ODS’s: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Consumo e Produção Sustentáveis, 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, 14 - Vida na Água e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Nesse sentido, fazendo jus a utilização de materiais que se comunicam com o meio ambiente, todos os recursos utilizados para produzir as medalhas, troféus e certificados da premiação tiveram como fonte, recursos renováveis. “O que pudermos evitar de usar esse tipo de resíduos que destroem os nossos recursos naturais, nós iremos fazer. Todos os materiais foram elaborados pensando na sustentabilidade”, ressalta Vandilma Galindo, assessora pedagógica da Seduc e coordenadora do projeto.

Em parceria com o Projeto Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Prolata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Seduc, todas as Creches e Unidades Educacionais presentes foram premiadas com uma cadeira de rodas. Caixa de som, fone de ouvido sem fio, brinquedos e passeios também fizeram parte da lista de prêmios.

Trabalhar a consciência ambiental desde a infância é a chave para o sucesso na Educação ambiental, destaca a Secretária da Educação, Nivea Marsili. “Agradeço e parabenizo cada gestor, professor, aluno, pai e responsável que colaborou para que o projeto fosse um agente transformador para combater o descarte irregular de resíduos. Crianças conscientes farão uma Cidade diferente, vocês têm a missão de fazer o certo e cobrar o certo”.

Neste ano, entre a lista dos premiados, a Creche Nayla I teve destaque vencendo em três categorias I: Escola com maior pontuação, Sala com maior pontuação e Aluno com maior pontuação.

Em um vídeo especial, o Prefeito Kayo Amado, parabenizou e agradeceu o trabalho realizado por toda a comunidade escolar que empenhou-se na participação da 2ª Gincana Sustentável Solidária. “O projeto construído dentro da Educação para nossas crianças e jovens, cria raízes e vínculos que, sem dúvida alguma, contribuíram para formar adultos conscientes. O aprendizado das crianças vai mudar gerações e construir um futuro melhor”.

Confira a lista das Escolas, Salas e Alunos vencedores da Gincana:

Escolas com maior pontuação

- CATEGORIA I: Creche Nayla I (13.890 pontos)
- CATEGORIA II: U.E. Prof. Augusto de Saint’ Hilaire (19.965 pontos)
- CATEGORIA III: U.E. República de Portugal (13.672 pontos)
- CATEGORIA IV: U.E. Pastor Joaquim (37.205 pontos)

Salas com maior pontuação

- CATEGORIA I: Maternal 1C - Profa. Gabriela Muniz da Creche Nayla I (6.595 pontos)
- CATEGORIA II: 5ºC - Profa. Márcia Soares da U.E. Prof. Augusto de Saint’ Hilaire (11.782 pontos)
- CATEGORIA III: 5ºD - Profa. Patrícia Freitas da U.E. República de Portugal (8.924 pontos)
- CATEGORIA IV: 9ºB - Profa. Giovanna Emerich da U.E. Mário Covas Júnior (9.380 pontos)

Alunos com maior pontuação